> >
E tome sol! ES escapa da rota da chuva que atinge várias partes do Brasil

E tome sol! ES escapa da rota da chuva que atinge várias partes do Brasil

Não há previsão de chuva significativa para o Espírito Santo; por outro lado, capitais do Sul, Centro-Oeste e até do Sudeste brasileiro estão sob risco de tempestades

Publicado em 4 de fevereiro de 2025 às 11:29

Sol deve predominar no Espírito Santo nos próximos dias
Sol deve predominar no Espírito Santo nos próximos dias Crédito: Ricardo Medeiros

Enquanto boa parte do Brasil se prepara para a chegada da chuva nesta terça-feira (4), com possibilidade de raios e ventos fortes, o Espírito Santo vai na contramão e deve seguir com sol e o calorão das últimas semanas. Este é o panorama divulgado por institutos de meteorologia para a previsão do tempo dos próximos dias. Não está previsto chover no Estado capixaba, mas capitais do Sul, Centro-Oeste e até do Sudeste brasileiro estão sob risco de tempestades.

Nesta terça-feira (4), pancadas de chuva devem acontecer, principalmente à tarde e à noite, em praticamente todo o Brasil. Um mapa divulgado pela empresa Climatempo mostra o risco em cada uma das regiões, com variação de cores.

Previsão de chuva em quase todas as capitais do Brasil
Previsão de chuva em quase todas as capitais do Brasil Crédito: Reprodução | Climatempo

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a máxima pode alcançar 35 °C na Grande Vitória nesta terça-feira (4).

Em janeiro, o Espírito Santo registrou volumes consideráveis de chuva no início e no final do mês, devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul. No momento, conforme a empresa de meteorologia Climatempo, dois outros fenômenos são responsáveis por provocar chuvas em diferentes regiões do Brasil atualmente. São eles: Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN) e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

A Climatempo considera que a ZCAS "não está mais organizada", o que impediria a formação de nuvens de chuva. No entanto, a empresa de meteorologia avalia que há muito ar quente e umidade armazenados sobre o Brasil - este panorama é como um combustível para a formação de grandes nuvens que provocam fortes pancadas de chuva.

Quase todas as capitais brasileiras devem ter chuva de moderada a forte intensidade. Ficam fora de risco as seguintes capitais:

  • Porto Alegre
  • Rio de Janeiro
  • Belo Horizonte
  • Vitória
  • Salvador

A pior situação entre as capitais é na região de Belém, de Macapá e de Manaus, onde o nível de alerta é de perigo para temporais e chuva muito volumosa.

A previsão dia a dia, segundo o Incaper:

  • Terça-feira (4): previsão de sol e poucas nuvens ao longo do dia em grande parte do Estado. Apesar das informações do Climatempo, o Incaper indica que trechos das regiões Sul e Serrana podem ter pancadas isoladas de chuva a partir da tarde. As temperaturas seguem elevadas em todas as regiões.
  • Quarta-feira (5): previsão com sol e poucas nuvens ao longo do dia em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva. As temperaturas tem ligeira diminuição.
  • Quinta-feira (6): previsão de com sol entre algumas nuvens ao longo do dia em todo o Espírito Santo, sem previsão de chuva.

Este vídeo pode te interessar

  • Viu algum erro?
  • Fale com a redação

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais