> >
Chuvas no ES devem ficar acima da média em março, diz Climatempo

Chuvas no ES devem ficar acima da média em março, diz Climatempo

A chuva que caiu neste domingo (01) assustou capixabas da Região Metropolitana e também Sul do Estado,  que ainda se recupera das últimas inundações

Publicado em 1 de março de 2020 às 21:57

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Sítio é tomado por água e lama após chuva que atingiu a região que fica entre Viana e Guarapari. Local é Bahia Nova. (Internauta)

O primeiro dia de março já deu a deixa sobre o que os capixabas podem esperar do céu durante o restante do mês.  A região metropolitana e também Sul do Espírito Santo sofreram com alagamentos depois das chuvas da tarde deste domingo (1º) provocando alagamentos, desmoronamento de barreiras, fechando vias e obrigando muita gente a deixar as casas. 

De acordo com o Climatempo,  este mês também terá um evento de convergência de umidade, devido aos fortes ventos da  Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), como aconteceu em janeiro e fevereiro, que vai gerar instabilidade sobre a região Sudeste e a Centro-Oeste.  Ou seja, chuvas volumosas estão por vir. 

A Zona de Convergência Intertropical é caracterizada por bandas de nuvens carregadas que se formam no encontro entre os ventos de nordeste, vindos do Hemisfério Norte, e dos ventos do sudeste, vindos do Hemisférios Sul.  Essas nuvens avançam sobre o oceano Atlântico Norte em direção ao Brasil, provocando chuva forte. 

No Sudeste, os corredores de umidade continuam se formando e devem atingir São Paulo, Rio de Janeiro e o Triângulo Mineiro com chuvas  na média. Porém, na capital mineira e em Vitória a chuva vai ser acima da média.  

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais