> >
Chuva forte e volumosa deve permanecer no ES durante a semana

Chuva forte e volumosa deve permanecer no ES durante a semana

Informação é do Instituto Climatempo; em Vitória, a chuva deve ficar acima da média do esperado para o mês

Publicado em 2 de março de 2020 às 20:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Semana deve ser de chuva no Espírito Santo. (Ricardo Medeiros)

O ano começou com muita chuva no Espírito Santo e, em janeiro, alguns municípios do Estado chegaram a decretar calamidade pública. A Região Sudeste do Brasil foi a que mais sofreu com tanta chuva, e essa primeira semana de março não deve ser diferente — é o que aponta o Instituto Climatempo.

Os eventos meteorológicos da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e vários episódios de intensa convergência de ventos, formando os corredores de umidade do Norte para o Centro-Oeste e Sudeste, geraram fortes e persistentes áreas de instabilidade sobre essas regiões.

O instituto diz que o mês de março começou com mais um evento de convergência de umidade, que deve gerar grandes áreas de instabilidade sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, causando novamente chuva forte e volumosa em vários Estados. Em Vitória, a chuva deve ficar acima da média do esperado para o mês.

Até a sexta-feira (6), todos os Estados do Sudeste devem ter vários eventos de chuva forte e volumosa. A chuva pode cair em pouco tempo, com raios e fortes rajadas de vento, mas também há previsão de situações de chuva moderada e prolongada por várias horas.

As regiões metropolitanas de São Paulo, do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória poderão ter novos eventos de chuva forte nos próximos dias. Há risco de alagamentos nos centros urbanos, transbordamento de rios e córregos e, deslizamento de terra em áreas de risco nos estados da Região Sudeste nesta primeira semana de março.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais