Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Vídeo de André Valadão sobre intimação do TSE é marcado como falso no Instagram
Eleições 2022

Vídeo de André Valadão sobre intimação do TSE é marcado como falso no Instagram

Tribunal nega que pastor tenha sido obrigado a se retratar; de acordo com a Justiça Eleitoral, vídeo divulgado por ele é desinformação

Publicado em 21 de Outubro de 2022 às 15:10

Redação de A Gazeta

Publicado em 

21 out 2022 às 15:10
Pastor André Valadão faz retratação a Lula
André Valadão publicou vídeo em que simula cumprir ordem do TSE para se retratar sobre Lula Crédito: Reprodução/Twitter @andrevaladao
A publicação em que o pastor e cantor evangélico André Valadão diz ter sido obrigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a se retratar sobre falas contra Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à Presidência da República, e o PT foi marcada como "informação falsa" pelo Instagram. 
O líder religioso, que faz parte da Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte (MG), postou na rede social, na última quarta-feira (19), um vídeo com uma suposta retratação pela divulgação de falsas acusações contra o ex-presidente Lula
Na gravação, ele simula a leitura do documento que seria uma ordem direta do tribunal sobre o conteúdo que deveria ser desmentido nas redes sociais. E afirma ter recebido a intimação através do presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes. No entanto, o órgão nega a existência da decisão.
Post em que pastor André Valadão mente sobre TSE é marcado como falso no Instagram
Post do pastor André Valadão sobre documento do TSE é marcado como falso no Instagram Crédito: Reprodução/Instagram @andrevaladao
"Dias atrás eu recebi em minha residência uma intimação do TSE, através do senhor Alexandre de Moraes, e eu venho me declarar, a partir dessa intimação, dizendo que o Lula não é a favor do aborto, Lula não é a favor da descriminalização das drogas, Lula não é a favor de liberar pequenos furtos. Os trombadinhas entrarão na sua casa, roubarão sua TV, roubarão seu celular, você correrá risco de vida e nada acontecerá com eles", afirma Valadão, balançando negativamente a cabeça no vídeo.

CITAÇÃO

A Justiça Eleitoral publicou em seu site, na seção em que dá esclarecimentos sobre informações falsas, que "o vídeo gravado por André Valadão é desinformação. Propositalmente, ele omite a informação de que, no dia 6 de outubro, foi citado para responder a um pedido de direito de resposta ajuizado pela Coligação Brasil da Esperança, que contesta um conteúdo publicado por ele nas redes sociais."
O órgão explica também que, "ao contrário do que é sugerido na filmagem, o documento expedido pelo Tribunal Superior Eleitoral não contém nenhuma ordem ou orientação expressa sobre o que deveria ser esclarecido às pessoas que o seguem na internet. O cantor, portanto, apenas foi notificado da existência do pedido apresentado pela coligação para que pudesse apresentar defesa no prazo de um dia. Até o momento, ele ainda não se manifestou no processo" (veja o documento abaixo).

VEJA O DOCUMENTO DO TSE:

Documento enviado ao pastor André Valadão pelo TSE
Documento enviado ao pastor foi para que ele tivesse ciência do processo  Crédito: Reprodução
O documento também não foi assinado por Alexandre de Moraes, como dito por Valadão, mas pela ministra Maria Claudia Bucchianeri.

O QUE DIZ O PASTOR

Em outra postagem, após o vídeo ter sido marcado como falso, o pastor mostra cópia do texto recebido do TSE e, então, diz que recebeu a citação do tribunal. Confira abaixo:
"Recebi citação do TSE para que me manifestasse, no prazo de 1 (um) dia, sobre representação da Coligação do Lula, em que eles pediam que houvesse direito de resposta a um vídeo em que falei sobre a relação entre Lula e temas como aborto, descriminalização das drogas, furtos, regulação da mídia e liberdade de expressão. Desejavam que, pelo mesmo veículo (meu perfil no Instagram), eu desdissesse o que havia gravado. A fim de que o pedido perdesse o objeto, para que não houvesse invasão ao meu perfil, sob o manto de um pseudo direito de resposta, gravei o vídeo em sentido contrário ao inicialmente feito. Encaminhei o caso aos meus advogados."

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O ex-presidente Jair Bolsonaro na garagem de sua casa. O STF segue hoje o julgamento da trama golpista.
Bolsonaro tem alta hospitalar após passar por cirurgia no ombro
Imagem de destaque
Estilo de vida pesa mais que genética no risco de câncer
Imagem de destaque
Concurso público: pressão emocional pode comprometer desempenho nos estudos  

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados