> >
Vale adota protocolo de emergência em barragem localizada em Ouro Preto

Vale adota protocolo de emergência em barragem localizada em Ouro Preto

De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), a medida não requer a evacuação da população

Publicado em 31 de outubro de 2019 às 11:52

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vereadores de BH visitaram barragens Forquilhas, em Ouro Preto, para avaliar impactos em caso de rompimento. (Divulgação / CMBH)

A Vale anunciou ter acionado preventivamente o protocolo de emergência em Nível 1 da barragem Forquilha IV, na Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG). De acordo com a Agência Nacional de Mineração (ANM), a medida não requer a evacuação da população. A barragem não recebe rejeitos desde fevereiro deste ano.

Conforme fato relevante divulgado pela mineradora, a decisão é uma medida preventiva, resultado da avaliação da própria Vale, e acordada com órgãos de fiscalização externos, após uma inspeção de rotina detectar uma anomalia na barragem. Com isso, acrescenta a empresa, "a expectativa é que se torne negativa a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) da estrutura".

Este vídeo pode te interessar

A ação, ressalva a mineradora, não terá impacto no plano de produção deste ano, visto que o mesmo não previa a disposição de rejeitos na estrutura nos próximos anos.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais