A Gazeta portal de notícias do Espirito Santo

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Eleições 2020

Teresina elege Dr. Pessoa para prefeitura

Ex-deputado federal e médico do MDB derrota Kleber Montezuma

Publicado em 29 de Novembro de 2020 às 21:39

Redação de A Gazeta

Publicado em 

29 nov 2020 às 21:39
José Pessoa Leal, 74, é médico e foi eleito prefeito de Teresina
José Pessoa Leal, 74, é médico e foi eleito prefeito de Teresina Crédito: Reprodução/Facebook
Teresina elegeu como prefeito o médico e político Dr. Pessoa (MDB). Com 100% das urnas apuradas, ele tem 62,31% dos votos válidos neste domingo (29), à frente de Kleber Montezuma (PSDB), que soma 37,69%.
José Pessoa Leal, 74, tem especialidade em cirurgia geral, saúde pública, administração hospitalar e medicina do trabalho. Filho de agricultores e alfabetizado aos 15 anos, foi professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Na política, ocupou o cargo de vereador da capital do Piauí por três mandatos, entre 2001 e 2014, e depois foi eleito deputado estadual. Chegou a se candidatar a prefeito e a governador nas duas eleições passadas, mas foi derrotado. Ele já passou por diversos partidos durante a carreira.
Na reta final, Pessoa recebeu o apoio do PT, que havia apresentado como candidato o deputado federal Fábio Novo. Já seu adversário ficou com o apoio do Cidadania, que lançou o jornalista Mário Rogério. O PSOL, PSTU e UP decidiram não apoiar ninguém.
O opositor que perdeu, Kleber Montezuma, 63, é formado em economia e pedagogia, mestre em educação e doutor em políticas públicas. Filho de uma zeladora e um policial militar reformado, foi professor de escolas públicas e privadas e é professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI).
Foi secretário municipal em diferentes gestões. Atuou nas secretarias do Trabalho e de Assuntos Comunitários (hoje Assistência Social), de Habitação e Urbanismo e de Educação - nesta última em gestões de Firmino Filho (PSDB), atual prefeito eleito quatro vezes.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Seu cachorro é territorialista? Entenda as causas e veja como lidar com esse comportamento
Silvia Abravanel faz críticas a Virginia Fonseca
Virginia Fonseca cancela ida ao Teleton no SBT após discutir com Silvia Abravanel nas redes
Imagem de destaque
Corridas alteram o trânsito de Vitória no fim de semana prolongado

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.