Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Tempestade de poeira deixou quatro mortos no interior de São Paulo
Vendaval

Tempestade de poeira deixou quatro mortos no interior de São Paulo

Também houve registro de feridos em decorrência do vendaval, que provocou destelhamento, arrancou árvores, deixou cidades sem energia elétrica e afetou até o fornecimento de água em alguns locais

Publicado em 02 de Outubro de 2021 às 19:38

Agência FolhaPress

Publicado em 

02 out 2021 às 19:38
Tempestade de areia
Tempestade de areia cobre região de Presidente Prudente Crédito: Rosana Battistella/Arquivo Pessoal
A tempestade de poeira que varreu o interior paulista na tarde desta sexta-feira (1) deixou ao menos quatro mortos em duas cidades. Também houve registro de feridos em decorrência do vendaval, que provocou destelhamento, arrancou árvores, deixou cidades sem energia elétrica e afetou até mesmo o fornecimento de água em algumas localidades.
Em Santo Antônio do Aracanguá (557 km de SP), três pessoas que tentavam conter um incêndio iniciado após a tempestade, que se alastrou rapidamente em razão da ventania e ficou fora de controle, acabaram mortas em meio às chamas e à fumaça.
A cidade de pouco mais de 8.000 habitantes fica próxima ao rio Tietê e é vizinha de Araçatuba (520 km de SP), de onde foram enviadas as guarnições dos bombeiros para tentar conter as chamas.
Enquanto combatiam o fogo, os bombeiros foram informados de que Genival Miguel de Melo, 63, funcionário de uma fazenda, havia morrido em decorrência do incêndio. Na sequência, foram avisados de que outras duas pessoas que tentavam conter as chamas com um caminhão-pipa estavam desaparecidas. Foram encontrados então Gilson Marques de Souza, 55, e Vandeílson da Conceição dos Santos, 32, que trabalhavam em uma usina de álcool.
Outras duas pessoas que também tentavam apagar o fogo acabaram socorridas. Elas estavam com queimaduras e foram intoxicadas pela fumaça.
Bombeiros que participaram da ação afirmam que foram surpreendidos pelo chamado para conter o incêndio em Santo Antônio do Aracanguá, porque, no mesmo momento, a cidade de Araçatuba, distante cerca de 30 km, estava diante de um temporal que arrancou árvores e afetou inclusive o fornecimento de energia elétrica.
Pouco mais de 100 km distante dali, em Tupã (507 km de SP), a tempestade de areia também provocou morte. O trabalhador da construção civil Fábio Castro, 42, concretava uma laje por volta das 13h50, na rua Apiacá, na Vila Abarca, quando uma parede desabou em decorrência do vendaval. Ele ainda foi socorrido pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo foi enterrado neste sábado, no cemitério da cidade.
Também em Tupã, a ventania derrubou uma tenda onde era realizada a vacinação contra a Covid-19, em área próxima à antiga estação de trem da cidade. Em municípios da região, a velocidade dos ventos chegou a 103 km/h, segundo a Defesa Civil.
O fenômeno que assolou o interior paulista pela segunda vez em menos de uma semana é conhecido como haboob. A tempestade pode levantar uma parede de poeira de milhares de metros de altura e até 160 km de largura.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Eduardo Barbosa de Oliveira foi condenado a sete anos em regime semiaberto por furto milionário a banco na Praia do Canto
Ex-gerente que furtou R$ 1,5 milhão de banco agride sogra e acaba esfaqueado em Vitória
Francisco Martínez Berdeal foi reconduzido ao cargo de Procurador-Geral de Justiça (PGJ) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) para o biênio 2026–2028.
Berdeal promete gestão mais tecnológica e próxima da sociedade no MPES
Fernando Oliveira (destaque) pode retornar ao cargo na Prefeitura de São Gabriel da Palha
Ex-secretário exonerado por violência psicológica contra procuradora vai voltar ao cargo no ES

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados