> >
SP tem recorde de mortes e de novos casos de coronavírus em um dia

SP tem recorde de mortes e de novos casos de coronavírus em um dia

Segundo os dados apresentados pela Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 73,5% e na grande São Paulo, de 85,3%

Publicado em 2 de junho de 2020 às 17:48

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Hospital de Campanha de Taboão da Serra, em São Paulo
Hospital de Campanha de Taboão da Serra, em São Paulo. (Divulgação | SPDM)

O estado de São Paulo registrou 327 mortes causadas por coronavírus nas últimas 24 horas, o maior número em um dia desde o começo da pandemia, segundo os dados divulgados nesta terça-feira (2). O total de óbitos até o momento é de 7.994.

O número de novos casos também foi o mais alto da crise de coronavírus: 6.999, totalizando 118.295 pessoas contaminadas no estado, que é o que tem o maior número de casos no Brasil.

Segundo os dados apresentados pela Secretaria da Saúde, a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado é de 73,5% e na grande São Paulo, de 85,3%.

Na última quarta-feira, o governador João Doria (PSDB) anunciou o plano de flexibilização por regiões, que começou a valer efetivamente nesta segunda-feira (1). Pela determinação, nenhuma região é obrigada a reabrir o comércio, mas tem autorização para fazê-lo caso registre parâmetros mínimos estabelecidos pelo estado.

No primeiro dia da reabertura, o índice de isolamento foi de 47% no estado e 49% na capital.

José Henrique Germann, secretário de saúde, afirmou que existe a possibilidade de expansão de leitos, com 1.604 novos em junho, à medida que novos respiradores cheguem. Com isso, o estado teria 6.297 leitos totais para Covid-19.

"É importante a gente seguir pedindo a colaboração da população, a retomada consciente gradual e faseada das atividades", afirmou o secretário de desenvolvimento Regional Marco Vinholi.

A pasta também anunciou que novos respiradores foram direcionados à região metropolitana de São Paulo e à Baixada Santista, áreas com taxas mais próximas da capacidade máxima de ocupação de leitos.

Na primeira, são 80 respiradores divididos igualmente entre as regiões do ABC leste, norte e oeste. Já a Baixada recebe 17 aparelhos.

Questionado sobre se o plano de reabertura não teria sido preciptado, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus, Carlos Carvalho, afirmou que o momento de abertura "foi muito bem estudado" e adequado para o cenário atual.

"Um dado diário representa um período anterior", disse. "Sexta, sábado e domingo sempre são menores, existe uma quantidade de dados que fica represada, e aparecem na segunda, que a gente olha na terça. Por isso a gente prefere ver a tendência semanal."

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico, diz que a projeção é que continuem havendo mais casos e óbitos de coronavírus, mas que o importante como parâmetro para o governo é o crescimento deles.

"O crescimento é esperado, mas o importante é que ele seja feito de forma desacelerada", afirma.

Falando a respeito do número de novos casos, especificamente, ela complementa que o aumento futuro das testagens contribuirá para que esse dado tenha um incremento nos próximos dias.

"Vamos manter a situação se a gente continuar contribuindo com o nível de isolamento que a gente tem, se os protocolos forem bem implementados, se o uso de máscaras continuar aderente. Se isso não acontecer, os dados vão mudar, e, se eles mudarem consistentemente, nós temos protocolos para retroceder."

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais