> >
RJ passa a medir temperatura de passageiros em voos nacionais

RJ passa a medir temperatura de passageiros em voos nacionais

Desde o dia 23 de março, isso já acontecia em voos internacionais no Galeão, mas agora a ação foi estendida para voos nacionais ali e também no aeroporto Santos Dumont

Publicado em 3 de abril de 2020 às 16:58

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avião da Azul pousa no Aeroporto Santos Dumont durante o período de obras de pavimentação com asfalto poroso  na pista principal.
Avião da Azul pousa no Aeroporto Santos Dumont durante o período de obras de pavimentação com asfalto poroso na pista principal. . (Fernando Frazão/Agência Brasil)

O Rio de Janeiro passou a medir a temperatura corporal dos passageiros e tripulações que chegam de voos nacionais. Desde o dia 23 de março, isso já acontecia no desembarque de voos internacionais no Galeão, mas agora a ação foi estendida para voos nacionais ali e também no aeroporto Santos Dumont.

Técnicos da Vigilância Sanitária estadual ficam no saguão central do aeroporto abordando as pessoas, identificando passageiros com febre (mais de 37,8°C), dando orientações sobre o novo vírus e esclarecendo quando os pacientes devem procurar o serviço de saúde.

Segundo a secretaria, a medida é complementar às ações que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem realizado desde o início do ano. A agência, porém, desestimula medição de temperatura de forma aleatória, "já que essa ação é pouco efetiva e aumenta o risco de aglomerações nos aeroportos".

"A medição de temperatura para todos os passageiros não vem sendo empregada pela agência já que a medida não tem fundamento científico e não está entre as medidas previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e internalizadas no Brasil pelo Ministério da Saúde. A medição é adotada somente nos casos suspeitos", diz nota do último dia.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais