Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Repórter fotográfico é agredido e roubado em ato bolsonarista em MG
Belo Horizonte

Repórter fotográfico é agredido e roubado em ato bolsonarista em MG

Fotógrafo foi agredido com pancadas e levou dois pontos na cabeça; ele gravou com o celular o momento em que é violentado

Publicado em 06 de Janeiro de 2023 às 15:09

Agência FolhaPress

Publicado em 

06 jan 2023 às 15:09
Um repórter fotográfico de 60 anos, funcionário do jornal Hoje em Dia, de Belo Horizonte, foi agredido com pancadas na cabeça e roubado enquanto fazia reportagem em manifestação bolsonarista em frente a um quartel na capital mineira nesta quinta-feira (5). A Polícia Civil investiga.
O fotógrafo, que terá o nome preservado, gravou com o celular o momento em que é agredido. O profissional, ao ser notado, tenta deixar o local, mas é perseguido.
"Parou, parou", pede o fotógrafo. Um manifestante grita "parou o quê"? O funcionário do jornal é chamado de ladrão, conforme pode ser ouvido no vídeo.
O fotógrafo levou dois pontos na cabeça, ficou durante a noite em observação em um hospital da cidade e teve alta na manhã desta sexta (6).
"Passando para dar um alô. Obrigado pelo apoio. Tá tudo bem, apesar de o corpo estar um pouco dolorido e do trauma na cabeça. Levei dois pontos", diz o funcionário do jornal, em vídeo que gravou na noite de quinta, enquanto passava por atendimento médico. A gravação circula em grupos de fotógrafos da cidade.
Em nota, o jornal Hoje em Dia afirma que o fotógrafo havia sido enviado para uma reportagem sobre a manifestação de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em frente ao Comando da 4ª Região Militar no bairro Gutierrez, zona oeste da cidade.
"O profissional registrava a manifestação para uma pauta quando foi cercado por participantes do movimento e agredido, inclusive com golpes na cabeça. A câmera foi roubada, e as lentes, quebradas. Não há justificativa nenhuma para essa ou qualquer violência. É por isso que reafirmamos nosso compromisso de diariamente mostrar injustiças, defender liberdades e a democracia."
Jornal Hoje em Dia - Nota
A turba se encontra no local desde a derrota de Bolsonaro para o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições de 2022.
A Polícia Civil abriu investigação e afirmou ter iniciado buscas aos responsáveis. A Polícia Militar, por sua vez, afirma que esteve em contato com a vítima para levantamento de informações preliminares que possibilitem a identificação dos agressores.
A Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) afirma que acompanha com preocupação os recentes ataques a jornalistas por parte de grupos bolsonaristas em todo o Brasil. A entidade computa ao menos seis agressões em seis estados: Ceará, Espírito Santo, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Parte dos acampamentos bolsonaristas começa a ser recolhida na manhã de segunda-feira (2).
Acampamento em frente ao quartel do Exército no ES Crédito: Felipe Sena
"Pedimos, ainda, que as autoridades reforcem a vigilância em atos antidemocráticos. Ofício neste sentido foi enviado ao Ministério da Justiça e à Secretaria de Comunicação Social do Governo Federal (Secom) para que as providências cabíveis sejam tomadas", diz a federação em nota.
O Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais também cobrou a apuração. 
"A violência contra jornalistas cresce respaldada na impunidade. É preciso que essa violência absurda, seguida de um roubo, seja rigorosamente apurada e punida. Até quando as autoridades vão tolerar atitudes como essa?"
Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais - Nota
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), afirma, também por comunicado, que as forças de segurança do estado vão apurar a agressão.
"O Governo de Minas combate todo e qualquer tipo de violência. É inaceitável que profissionais de imprensa sejam intimidados e agredidos durante o exercício de sua profissão."
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

O médico Marcio Antonio Leite Lima foi conduzido à delegacia na viatura da Guarda Municipal de Vila Velha
Médico é preso em flagrante suspeito de apontar arma para vendedor em Vila Velha
Homem fica ferido após ser esfaqueado em bar de Cachoeiro
Briga de bar termina com homem esfaqueado em Cachoeiro
Pessoas se reuniram no local após acidente que deixou mulher ferida na cabeça em Vila Velha
Mulher é atropelada por bike elétrica em ciclovia na Praia da Costa

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados

Fale com a gente

Escolha o canal de sua preferência para assinar A Gazeta ou tirar dúvidas.