> >
Pazuello diz que havia plano de combate à pandemia, mas muito não foi feito

Pazuello diz que havia plano de combate à pandemia, mas muito não foi feito

Ex-ministro afirmou que medidas incluídas em documento não foram implementadas porque havia entendimento de que "decisões seriam de Estados e municípios"

Publicado em 20 de maio de 2021 às 17:24

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em depoimento à CPI da Covid
Ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, em depoimento à CPI da Covid. (Leopoldo Silva/ Agência Senado)

Em depoimento à CPI da Covid na tarde desta quinta-feira (20), o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello atribuiu à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) o fato de "muitos" itens do plano nacional de contingência de covid-19 não terem sido implantados pelo governo federal. A declaração foi uma resposta a questionamento do senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

"Plano estratégico, muito longo, já estava discutido, muitas coisas não foram implantadas pela própria posição de que as decisões seriam de Estados e municípios. O plano foi feito com ministro Mandetta", disse Pazuello.

Ontem, no início do primeiro dia de depoimento à comissão do Senado, o ex-ministro afirmou que o entendimento do STF sobre a autonomia de Estados e municípios para executar as medidas necessárias para conter o avanço do coronavírus limitou a atuação do Executivo federal. Ao falar hoje à CPI, Pazuello voltou a fazer inferência como essa.

A decisão do STF não retirou da União a responsabilidade pelas ações de combate à pandemia. O que o plenário da Corte decidiu é que União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos do novo coronavírus.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais