> >
Número de mortes por coronavírus no Brasil pode ser nove vezes maior

Número de mortes por coronavírus no Brasil pode ser nove vezes maior

De acordo com estudo realizado pelo Observatório Covid-19 BR, grupo que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, a defasagem dos dados por ser de até 20 dias

Publicado em 18 de abril de 2020 às 16:20

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Pessoas com síndrome gripal devem ficar isoladas por 14 dias, mesmo sem diagnóstico de coronavírus
Levantamento aponta número de mortes por coronavírus como sendo até nove vezes maior. (Mohamed Hassan/Pixabay)

De acordo com estudo realizado pelo Observatório Covid-19 BR, grupo que reúne pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, o Brasil pode ter desde o dobro até nove vezes o dado oficial de número de mortes pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada neste sábado (18) pelo portal UOL.

O levantamento realizado pelos estudiosos levou em consideração o tempo entre a ocorrência das mortes e o registro delas nas estatísticas do governo. A pesquisa foi feita com números disponibilizados pelo Ministério da Saúde até a última quarta-feira (15), quando haviam 1.736 mortes no país.

Na projeção do Observatório, o Brasil já poderia ter alcançado entre 3.800 e 15.600 óbitos, com base em cálculo que considerou o cenário da última quarta, compreendendo os boletins com informação de datas de óbito dos dias 29 e 30 de março e 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 13, 14 e 15 de abril.

MAIS DE 10 DIAS DEPOIS

Como exemplo, o portal UOL explicou, com base nos boletins divulgados pelo Ministério da Saúde, que é possível observar que a quantidade de mortes atribuída ao dia 3 de abril variou de 21 a 77 em duas semanas, já que os resultados dos testes demoram a sair. Exames feitos posteriormente, no entanto, apontaram número maior de mortes por Covid-19 na mesma data do que se sabia.

Em alguns casos, analisando-se as informações do SIVEP-Gripe (Sistema de informação de Vigilância da Gripe), a morte demorou quase um mês para entrar nas estatísticas.

Segundo levantamento do observatório, 53% das mortes pelo novo coronavírus no Brasil levam 10 dias ou mais para serem notificadas e registradas nos boletins. Para os cálculos, foi utilizado o nowcasting, um modelo que olha o passado recente para fazer estimativa do presente. A projeção leva em conta quantos óbitos devem existir considerando-se o atraso.

DOIS CENÁRIOS

Com estas informações, o observatório projetou dois cenários, sendo que em um deles, em que os óbitos demorariam até 10 dias para serem informados, o Brasil teria cerca de 122% a mais de mortes do que o divulgado. Usando os dados de 15 de abril, isso levaria ao total de 3.869 mortes, número 2,3 vezes maior que o anunciado oficialmente, de 1.736.

Em um cenário mais drástico, em que as mortes levariam até 20 dias para serem contabilizadas, a pesquisa estima que o país teria pelo menos 801% a mais de óbitos, cerca de nove vezes mais que o número oficial, com mais de 15.648 mortes, número semelhante ao de países europeus como França, Espanha e Itália.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais