Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Brasil
  • Morre voluntário brasileiro da vacina de Oxford contra Covid-19
Saúde

Morre voluntário brasileiro da vacina de Oxford contra Covid-19

Ainda não foi divulgado, se ele tomou a vacina ou placebo e qual a relação da morte com os testes da imunização. .Anvisa também não deu detalhes sobre o paciente

Publicado em 21 de Outubro de 2020 às 15:17

Redação de A Gazeta

Publicado em 

21 out 2020 às 15:17
Avanços na vacina da covid-19
Avanços na vacina da covid-19 Crédito: Miguel Noronha/Futura Press/Folhapress
Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quarta-feira (21) que foi comunicada na segunda (19) sobre a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca.
Ainda não foi divulgado, porém, se ele tomou a vacina de fato ou placebo e qual a relação da morte com os testes da imunização. A Anvisa também não deu detalhes sobre o paciente, quando a morte ocorreu e desde quando ele fazia parte dos testes.
A agência afirmou em nota que responsáveis pelo desenvolvimento da vacina compartilharam dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança, que sugeriu prosseguir os estudos durante a análise do caso.
"É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação."
O texto da Anvisa diz ainda que, "segundo regulamentos nacionais e internacionais, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes".
Por fim, diz que "cumpriu, cumpre e cumprirá a missão de proteger a saúde da população".
A AstraZeneca Brasil afirma ainda não ter um posicionamento oficial sobre o assunto.
Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Polícia Civil realiza operação em Vila Garrido
Polícia faz operação contra tráfico após denúncia de “pedágio” em bairro de Vila Velha
Imagem de destaque
'Recebi US$ 5 mil para me mudar para área dos EUA de que nunca tinha ouvido falar'
Imagem de destaque
'Fiz quimioterapia por 11 anos para tratar um câncer que eu não tinha'

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados