> >
Morre voluntário brasileiro da vacina de Oxford contra Covid-19

Morre voluntário brasileiro da vacina de Oxford contra Covid-19

Ainda não foi divulgado, se ele tomou a vacina ou placebo e qual a relação da morte com os testes da imunização. .Anvisa também não deu detalhes sobre o paciente

Publicado em 21 de outubro de 2020 às 15:17

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Avanços na vacina da covid-19
Avanços na vacina da covid-19. (Miguel Noronha/Futura Press/Folhapress)

Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) informou nesta quarta-feira (21) que foi comunicada na segunda (19) sobre a morte de um voluntário brasileiro que participava dos testes da vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento pela Universidade de Oxford com a farmacêutica AstraZeneca.

Ainda não foi divulgado, porém, se ele tomou a vacina de fato ou placebo e qual a relação da morte com os testes da imunização. A Anvisa também não deu detalhes sobre o paciente, quando a morte ocorreu e desde quando ele fazia parte dos testes.

A agência afirmou em nota que responsáveis pelo desenvolvimento da vacina compartilharam dados referentes à investigação realizada pelo Comitê Internacional de Avaliação de Segurança, que sugeriu prosseguir os estudos durante a análise do caso.

"É importante ressaltar que, com base nos compromissos de confidencialidade ética previstos no protocolo, as agências reguladoras envolvidas recebem dados parciais referentes à investigação realizada por esse comitê, que sugeriu pelo prosseguimento do estudo. Assim, o processo permanece em avaliação."

O texto da Anvisa diz ainda que, "segundo regulamentos nacionais e internacionais, os dados sobre voluntários de pesquisas clínicas devem ser mantidos em sigilo, em conformidade com princípios de confidencialidade, dignidade humana e proteção dos participantes".

Por fim, diz que "cumpriu, cumpre e cumprirá a missão de proteger a saúde da população".

A AstraZeneca Brasil afirma ainda não ter um posicionamento oficial sobre o assunto.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais