Sair
Assine
Entrar

Entre para receber conteúdo exclusivo.
ou
Crie sua conta A Gazeta
Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

  • Início
  • Brasil
  • Convenção do PSDB autoriza incorporação com Podemos para manter o partido vivo
União política

Convenção do PSDB autoriza incorporação com Podemos para manter o partido vivo

Tucanos esperam conter debandada de filiados e recuperar a relevância; siglas se reunirão para fechar últimos ajustes na próxima semana

Publicado em 05 de Junho de 2025 às 16:13

Estadão Conteúdo

Publicado em 

05 jun 2025 às 16:13
PSDB e Podemos, partidos políticos
Novo nome do partido pode ser "PSDB+Podemos" Crédito: Reprodução
BRASÍLIA - A convenção nacional do PSDB autorizou, nesta quinta-feira (5) a incorporação com o Podemos. Os dois partidos pretendem se reunir na próxima semana para fechar os últimos ajustes da união O placar final terminou com a aprovação de 201 delegados. Votaram pela rejeição duas pessoas e dois tucanos se abstiveram.
Integrantes do partido chamam o procedimento de "incorporação com características de fusão" – por isso, tucanos esperam que o novo nome seja "PSDB+Podemos". "Quero manter o nome PSDB vivo ainda", diz o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).
O PSDB vive uma crise – hoje, o partido tem 13 deputados e três senadores no Congresso Nacional. Nas eleições para o Legislativo federal de 2022, a sigla teve o pior resultado de sua história, quando elegeu 13 deputados e nenhum senador.
A sigla ainda teve a baixa de dois de seus três governadores. Raquel Lyra, de Pernambuco, e Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul, migraram para o PSD.
O remanescente, Eduardo Riedel, do Mato Grosso do Sul, chegou a participar brevemente da convenção nesta quinta-feira (5), mas ainda não decidiu se permanecerá no partido. "Se sair, vamos em frente do mesmo jeito", minimizou Aécio Neves.
O ex-governador de Minas Gerais se diz otimista com a incorporação. A projeção, segundo ele, é de eleger 50 deputados e lançar um candidato à Presidência da República em 2026.
Ele também afirma que 14 deputados e dois senadores estão em diálogo para entrar no partido. "Tomamos decisões extremamente equivocadas e estamos pagando um preço alto por elas, mas não perdemos o sentimento que vivíamos lá atrás quando fundamos o PSDB", disse Aécio.
Estudo encomendado pelo Podemos aponta que, em caso de fusão, o novo partido teria um Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) de cerca de R$ 380 milhões, tornando-se o sétimo maior do País, à frente do Republicanos. Já o fundo partidário chegaria a R$ 90 milhões, ocupando a quinta posição entre as legendas e superando PSD, Republicanos e MDB.
Uma questão técnica levou à incorporação. O PSDB, por estar federado com o Cidadania, precisaria do aval da legenda para uma fusão.
A incorporação, no modelo proposto, dividirá a estrutura executiva nacional do partido em duas: metade do Podemos e metade do PSDB.
"O PSDB está se renovando para mostrar que é possível fazer diferente", disse Marconi Perillo, presidente do partido.
A ideia da sigla é apresentar um novo PSDB, como um partido "radical de centro", com um novo símbolo e um novo programa até outubro deste ano. "O PSDB é radical, sim. É radical no que importa", afirmou Perillo.
A frase "radical no que importa" estampa bonés azuis do PSDB distribuídos aos partidários na convenção desta quinta-feira (5), seguindo a tendência de apoiadores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Tribunal de Contas faz fiscalização de emergência em Mimoso do Sul
Tribunal de Contas faz fiscalização de emergência em dois municípios do ES
Imagem de destaque
Proteínas: 4 dicas para consumir na medida certa no dia a dia
Imagem de destaque
PRF registra 1 morte e mais de 50 feridos em rodovias federais do ES no feriadão

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados