> >
Bolsonaro envia carta à Índia e pede para antecipar envio de vacina

Bolsonaro envia carta à Índia e pede para antecipar envio de vacina

Laboratório indiano fornecerá 2 milhões de imunizantes contra a Covid-19. O Planalto corre contra o tempo para evitar o protagonismo da imunização nas mãos do governador de São Paulo, João Doria (PSDB)

Publicado em 9 de janeiro de 2021 às 10:40- Atualizado há 3 anos

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Jair Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro pediu urgência no envio de vacina indiana. (Alan Santos/PR)

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou uma carta ao primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, pedindo ajuda para "antecipar" a entrega ao Brasil de um lote de dois milhões de vacinas produzidas pelo laboratório indiano Serum Institute.

A vacina é uma das principais apostas do governo brasileiro para começar, ainda em janeiro, o programa de imunização no Brasil. O imunizante é produzido pelo laboratório indiano, mas foi desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca.

Desde o início da semana, Bolsonaro já cogitava pedir ajuda ao governo indiano para que não houvesse empecilhos ou demora na venda das vacinas ao Brasil. O Planalto corre contra o tempo e quer evitar deixar o protagonismo da imunização nas mãos do seu principal inimigo político, no momento, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Doria anunciou que a primeira fase da campanha de vacinação no Estado de São Paulo acontece a partir do dia 25 de janeiro. A Coronavac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, tem 78% de eficácia de testes no Brasil.

URGÊNCIA NO PEDIDO

Na carta, enviada nesta sexta-feira, 8, o presidente Bolsonaro, ressalta que, para "possibilitar a imediata implementação do nosso Programa Nacional de Imunização, muito apreciaria poder contar com os bons ofícios de Vossa Excelência para antecipar o fornecimento ao Brasil, com a possível urgência e sem prejudicar o programa indiano de vacinação, de 2 milhões de doses do imunizante".

Lembra ainda que entre as vacinas selecionadas pelo governo brasileiro para imunizar sua população "encontram-se aquelas da empresa indiana Bharat Biotech International Limited (COVAXIN) e da AstraZeneca junto à Universidade de Oxford (COVISHIELD), também produzida pelo Serum Institute of India".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais