> >
Bolsonaro diz que parceria com China é essencial para gestão da pandemia

Bolsonaro diz que parceria com China é essencial para gestão da pandemia

Declaração durante a abertura da cúpula do Brics indica mudança de tom do presidente em relação ao país asiático, diferentemente do adotado desde o início da pandemia

Publicado em 9 de setembro de 2021 às 16:09

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia alusiva ao início da missão humanitária no Haiti
Presidente Jair Bolsonaro em cerimônia alusiva ao início da missão humanitária no Haiti. (Isac Nóbrega/PR)

Na contramão do tom que adotou desde o começo da crise sanitária da Covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (9) que a parceria com a China é essencial para a gestão da pandemia de coronavírus no Brasil.

A declaração foi dada na abertura da 13ª Cúpula do Brics, que ocorre de forma virtual. Bolsonaro citou o fato de que insumos para produção de vacinas vêm da China.

"Esta parceria tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população brasileira é produzida com insumos originários da China", disse o presidente, diante do líder chinês, Xi Jinping.

Em seu segundo discurso, ao final da reunião, Bolsonaro fez ainda um gesto ao mandatário chinês, citando-o nominalmente: "Ao presidente Xi Jinping, desejo muito sucesso na próxima presidência de turno do Brics. Asseguro-lhe que a China contará com todo o apoio do Brasil".

O tom é diferente do que foi adotado pelo presidente desde o início da pandemia, quando fez da Coronavac -vacina produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a China- cabo de guerra político com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB).

Bolsonaro chegou a afirmar categoricamente, no ano passado, que a Coronavac não seria comprada. "Da China nós não compraremos, é decisão minha. Eu não acredito que ela [vacina] transmita segurança suficiente para a população pela sua origem", disse o presidente em outubro de 2020.

A declaração estremeceu a relação com o país, o principal parceiro comercial do Brasil. Além disso, Bolsonaro costuma recorrer a ataques ao comunismo -o sistema político vigente na China, ainda que com abertura para o mercado- em suas investidas contra outros Poderes e adversários políticos.

Em ataque ao presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, por exemplo, o chefe do Executivo chamou-o de comunista.

Em suas ofensas a governadores, o presidente costuma dizer que eles ofereceram uma amostra de comunismo aos brasileiros por terem implementado medidas de contenção da pandemia, como fechamento de comércios e uso obrigatório de máscaras. Placas de ataque ao comunismo também marcaram os atos de raiz golpista mobilizados por Bolsonaro por ocasião do 7 de Setembro.

Membros do governo Bolsonaro e seus apoiadores também já criaram diversos incidentes diplomáticos com a China, especialmente desde o início da crise sanitária. Em maio, o próprio presidente disse que a pandemia de coronavírus seria parte de uma "guerra biológica" chinesa e que "os militares sabem disso".

Além de Bolsonaro e Xi Jinping, estavam presentes na cúpula do Brics os líderes de Rússia (Vladimir Putin), África do Sul (Cyril Ramaphosa) e Índia (Narendra Modi).

A fala de Bolsonaro foi breve e ocorreu na abertura do encontro, assim como as dos demais chefes de Estado. O presidente ressaltou ainda interesse em diversificar a pauta exportadora com a Rússia, "de forma condizente com o desenvolvimento de ambas as economias e para o benefício dos nossos povos".

A respeito da Índia, Bolsonaro disse que a cooperação com o país tem avançado, "em especial nas áreas de ciência e tecnologia, energia e saúde, sobretudo no combate à pandemia de Covid-19".

Em sua segunda declaração no encontro, o presidente disse que o governo "vem adotando medidas consistentes de resposta à pandemia" desde o começo da crise sanitária. Ressaltou medidas de assistência social, como o auxílio emergencial, e reformas estruturais como base para a retomada da economia.

Entretanto, no Congresso, as reformas tributária e administrativa, consideradas estruturais, ainda estão paradas por falta de consenso. A crise institucional entre os Poderes, insuflada pelos ataques do presidente Jair Bolsonaro, também contribui para o cenário de estagnação na pauta econômica no Congresso.

Apesar da defesa de uma agenda bastante criticada por ambientalistas, o presidente disse ainda no encontro dos Brics que o Brasil está comprometido com as Conferências das Partes (COPs) e com o Acordo de Paris.

À época da campanha eleitoral, Bolsonaro chegou a defender que o Brasil deixasse o acordo, mas recuou já no primeiro ano de governo. O documento assinado na capital francesa é o principal tratado internacional para o combate de mudanças climáticas e aquecimento global.

Bolsonaro ainda demonstrou preocupação com as crises no Afeganistão, no Haiti e na Venezuela. "O diálogo deve trazer resultados concretos para o retorno da Venezuela à democracia e para a estabilidade regional", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais