> >
Aras é criticado após dizer que mulheres têm 'o prazer de escolher a cor das unhas'

Aras é criticado após dizer que mulheres têm 'o prazer de escolher a cor das unhas'

Reação de parlamentares e nas redes sociais foi intensa ao comentário do procurador-geral

Publicado em 10 de março de 2022 às 09:01

Ícone - Tempo de Leitura 3min de leitura

ANPR (Associação Nacional dos Procuradores da República) criticou as falas do procurador-geral da República, Augusto Aras, que afirmou que as mulheres têm "o prazer de escolher a cor das unhas" e também o sapato que vão calçar. As declarações ocorreram durante seminário Dia Internacional da Mulher, promovido nesta terça (8) pelo CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público).

Em nota divulgada nessa quarta (9), a ANPR Mulheres, grupo que faz parte da associação nacional que representa a categoria, afirmou que "reforçar estereótipos femininos, no âmbito do Ministério Público Federal, invisibiliza os relevantes trabalhos desenvolvidos pelas procuradoras da República e reduz o papel" por elas desempenhado na instituição.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, preside a 8ª sessão ordinária do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF)
O procurador-geral da República, Augusto Aras. (José Cruz/Agência Brasil)

"Esse dia é um dia de homenagem à mãe, às filhas. É um dia de homenagem à mulher. À mulher no seu sentido mais profundo, da sua individualidade, da sua intimidade. À mulher que tem o prazer de escolher a cor da unha que vai pintar. À mulher que tem o prazer de escolher o sapato que vai calçar", disse Aras na ocasião.

Ainda durante o discurso, o PGR afirmou que "pouco me importa que tipo de escolha ela faça, porque essas maravilhosas mulheres que integram as nossas vidas e as nossas instituições são tão dedicadas a todas as causas em que se envolvem". 

A reação nas redes sociais foi também intensa ao comentário do procurador-geral.

Nesta quarta, Aras divulgou um vídeo no qual afirma que foi mal interpretado. "De forma alguma quis diminuir o papel que a mulher sempre teve em nossa sociedade. Apenas destaquei que é possível buscar qualquer posição, até o mais alto posto da República, sem abrir mão da sua feminilidade."

Ele ainda disse que hoje a mulher brasileira tem a liberdade de fazer escolhas que vão "desde a sua intimidade até a forma de participação no mercado de trabalho e na política, mas ainda temos muito o que caminhar".

Parlamentares também criticaram nas redes a fala o PGR. O deputado federal Ivan Valente chamou Bolsonaro e Arthur do Val de "esgotos machistas, misóginos e sexistas" e afirmou que "temos agora Augusto Aras para quem o protagonismo das mulheres se reduz a escolher 'a cor da pintura das unhas ou sapatos'. Não bastasse impedir o impeachment. É um troglodita bolsonarista na PGR".

A deputada estadual por Minas Gerais Laura Serrano (Novo) disse ser "lamentável a fala do PGR sobre o sentido mais profundo das mulheres: 'escolher a cor do esmalte ou o sapato que vamos calçar'. A vaidade da mulher não deve colocada como sua atividade fim. Atuamos em causas maiores e fazemos a diferença, como na política. Somos muito mais!".

Luciana Genro (PSOL-RS), deputada estadual, escreveu que "queremos é ter o prazer de tirar esse homem da PGR. Aras, além de machista, é um engavetador-geral da República. Está no cargo para blindar Bolsonaro das investigações, na esperança de se tornar ministro do Supremo. É mais um cúmplice do genocídio".

Também na terça, durante anúncio de projeto que prevê distribuição gratuita de absorventes, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a utilizar frases sexistas. O mandatário afirmou que "hoje em dia as mulheres estão praticamente integradas à sociedade. Nós as auxiliamos, estamos sempre ao lado dela, não podemos mais viver sem ela ". Usuários se manifestaram com incredulidade.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais