> >
Anti-inflamatório pode reduzir em 38% mortalidade de doentes graves de Covid-19

Anti-inflamatório pode reduzir em 38% mortalidade de doentes graves de Covid-19

Droga demonstrou resultados promissores e agora deve ser avaliada para conseguir uma autorização de uso permanente no Brasil

Publicado em 9 de agosto de 2021 às 08:16

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Leitos do Hospital Materno-Infantil, na Serra, para pacientes com a Covid-19
Leitos para pacientes graves com a Covid-19. (Divulgação/Sesa)

Um medicamento anti-inflamatório, usado para artrite reumatoide, mostrou ótimos resultados em teste para tratar pacientes graves de Covid-19, reduzindo em 38% a mortalidade entre os infectados.

Droga demonstrou resultados promissores e agora deve ser avaliada para conseguir uma autorização de uso permanente no Brasil. Em entrevista para O Globo, Adilson Cavalcanti, infectologista que coordenou o estudo no Hospital Anchieta, de São Bernardo do Campo (SP), ligado à Universidade Federal do ABC (UFABC), explicou que, aproximadamente, a cada 20 pacientes graves, uma vida foi salva recebendo o remédio.

O resultado foi anunciado por médicos que conduziram a pesquisa em 12 diferentes centros clínicos do país. Com o nome de baricitinibe, o medicamento atua primordialmente no controle do processo inflamatório desencadeado pelo vírus.

Segundo especialista, controlar a tempestade inflamatória provocada da Covid-19 é uma das medidas mais importantes.

O braço brasileiro do estudo integrou uma colaboração internacional, que testou a droga em 1.525 voluntários. O resultado já foi divulgado como estudo preliminar e deve ser publicado em breve num periódico acadêmico.

*Com informações de O Globo

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais