Ícone - Publicado em Publicado em 8 de abril de 2024 às 15:23

Furo em tubulação foi causado por empresa de telefonia, diz ES Gás

O furo na tubulação que deixou cerca de 13 mil moradores e comerciantes sem gás encanado em quatro bairros de Vitória nesta segunda-feira (8) foi causado por uma empresa de telefonia, durante a implantação de uma rede de fibra ótica, na Avenida Dante Michelini, em Camburi. A explicação para o problema foi dada pela ES Gás, responsável pelo fornecimento do produto na Grande Vitória.

A ES Gás informou ainda que a empresa de telefonia não havia feito contato com a companhia para a realização das obras.  "É importante frisar que a ES Gás não foi informada e nem contactada, em nenhum momento, pelo executor desta obra para que a distribuidora pudesse compartilhar orientações e cadastros a fim de minimizar o risco de ocorrências desta natureza e garantir a ampla segurança nessas operações."

Moradores e comerciantes dos bairros República, Jardim da Penha, Mata da Praia e Goiabeiras foram afetados pelo problema, constatado ainda na noite de domingo (7), quando o fornecimento precisou ser suspenso devido ao furo na tubulação. De acordo com a ES Gás, o vazamento já foi contido, mas ainda estão sendo feitos reparos na rede. Com isso, a previsão é que o serviço seja restabelecido até as 15h de terça-feira (9).

Nas redes sociais e em relatos enviados à reportagem, moradores apontaram os problemas causados pela interrupção do fornecimento de gás encanado, principalmente para cozinhar e tomar banho. "Está difícil por aqui. Acordei às 5h, com banho frio, sem conseguir fazer um café e agora sem conseguir esquentar um almoço", disse Umberto Loss, morador da Mata da Praia.

ATUALIZAÇÃO: Este texto foi modificado com nova informação fornecida pela ES Gás, em nota divulgada na noite de segunda-feira (8).

Atualizado há 3 meses
João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 19:03

Idoso morre após ser atingido por escavadeira na zona rural de Vila Pavão

Um homem de 67 anos morreu após ter sido atingido por uma escavadeira na propriedade onde mora em Córrego Jacutinga, interior de Vila Pavão, no Noroeste do Espírito Santo, na manhã desta terça-feira (16). De acordo com a Polícia Militar, o operador da máquina relatou que a vítima, identificada como Valdeci Vital, estava em um ponto cego e não a viu quando fez uma manobra.

O idoso foi socorrida por duas pessoas e levada até a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da cidade, onde recebeu os primeiros atendimentos, mas não resistiu, segundo a corporação.

O operador da escavadeira fez o teste do bafômetro, que constatou que ele não havia ingerido bebida alcoólica. Como procedimento da PM, o homem foi conduzido até a Delegacia Regional de Nova Venécia. O corpo da vítima foi encaminhado para o Serviço Médico Legal (SML) de Colatina para ser necropsiado e depois liberado aos familiares.

Em nota, a Polícia Civil informou que a ocorrência está em andamento no plantão vigente da Delegacia Regional de Nova Venécia. “Somente após a conclusão das oitivas da ocorrência teremos informações sobre o procedimento que será adotado pelo delegado da Central de Teleflagrante”, finalizou.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 18:46

Homem é assassinado a tiros no meio da rua em Vila Velha

Um homem foi assassinada no meio da rua do bairro Guaranhuns, em Vila Velha, durante a tarde desta terça-feira (16). Segundo testemunhas, ele estava perto de uma praça da região quando foi atingido. Segundo a Polícia Militar, quando a equipe chegou ao local a vítima já estava sem vida. 

A dinâmica do crime e o motivo dos disparos não foram divulgados. A Polícia Civil informou que o caso segue sob investigação da Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha e até o momento, nenhum suspeito foi detido. A vítima não teve identidade divulgada.

"O corpo foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares", afirmou a corporação. A PC pede a população que contribua com informações, feitas de forma anônima através do Disque-Denúncia 181, que também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, o disquedenuncia181.es.gov.br. O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas, de acordo com a polícia. 

Mikaella Mozer
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 18:14

Novo deve disputar Prefeitura da Serra com chapa puro-sangue

Se a situação do Partido Novo na disputa majoritária na Serra pudesse ser traduzida em um álbum da Música Popular Brasileira (MPB) certamente seria o "Bloco do eu sozinho", da banda Los Hermanos. Sem ter conseguido, até agora, fechar alianças partidárias para o seu projeto de governar o município, a legenda deve apostar em uma chapa puro-sangue para disputar o pleito municipal.

A informação foi confirmada à reportagem nessa segunda-feira (16) pelo presidente do Novo no Espírito Santo, Iuri Aguiar. Conforme o chefe partidário, o vice que vai compor com o empresário Wylson Zon (Novo), pré-candidato a prefeito, virá da própria legenda.

"Temos realizado algumas conversas, mas a tendência é que o vice na chapa do Novo para prefeito na Serra venha do partido. O Wylson está conversando com dois possíveis cotados para o posto. Eles também são filiados ao Novo", frisa.

Enquanto decide a respeito do vice, o Novo segue divulgando o perfil de seu pré-candidato a prefeito. Wylson Zon, de 60 anos, é empresário no setor imobiliário. Já coordenou o planejamento estratégico da Serra de 2000 a 2020 pela Associação dos Empresários da Serra (Ases), além de ter sido diretor da Associação de Moradores de Manguinhos.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 17:24

Camila Valadão vai anunciar vice em convenção no domingo (21)

Pré-candidata Camila Valadão (Psol) vai anunciar nome de vice no domingo (21), em Vitória
Camila Valadão (Psol) foi a deputada estadual mais votada na história do Espírito Santo. (Psol Vitória)

A deputada estadual Camila Valadão (Psol), pré-candidata à Prefeitura de Vitória, vai anunciar seu vice no próximo domingo (21), durante a convenção do Psol e da Rede, na Câmara de Vitória. O evento está marcado para as 9h da manhã e contará com importantes nomes do Psol a nível nacional.

“A expectativa é grande para o próximo domingo, quando o nosso partido, em conjunto com a Rede também, que deve acompanhar a nossa convenção, vai confirmar o nosso nome para a pré-candidatura na disputa da Prefeitura Municipal de Vitória. O nome (do vice) vem sendo amplamente debatido dentro da federação Psol-Rede, e a expectativa é de que represente um forte aliado na busca por uma Vitória mais inclusiva e diversa”, destacou a pré-candidata.

No início do mês, Camila Valadão havia dito que puxaria um nome da militância da federação formada pelo Psol com a Rede. Isso deve ocorrer porque não foram realizadas parcerias com outras legendas na Capital. Sobre a candidatura de vereadores dos partidos que compõem a legenda, a deputada acredita que a chapa estará completa.

Presenças nacionais

Um dos nomes já confirmados para a convenção é o da deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), que pretende fortalecer a união entre as lideranças do partido e manifestar o apoio à candidatura de Camila Valadão. A presidenta nacional do PSOL, Paula Coradi, também já confirmou a presença no evento.

Em 2020, Camila Valadão foi a primeira mulher negra eleita vereadora em Vitória; já em 2022, ela se tornou a deputada estadual mais votada da história do Espírito Santo.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 17:17

Mulher é esfaqueada no Centro de Guarapari

Uma mulher de 42 anos foi esfaqueada no pescoço pelo companheiro na tarde desta terça-feira (16), no Centro de Guarapari. O homem, de 45 anos, inicialmente fugiu, mas acabou sendo encontrado em um terreno abandonado e detido.

Polícia Militar foi acionada e, quando chegou ao local, encontrou a vítima já sendo socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192). Ela contou que foi o companheiro que a feriu e que ambos são pessoas em situação de rua.

As equipes intensificaram o patrulhamento na região e localizaram o agressor. Ao ser questionado, o homem disse que arremessou uma faca em direção à mulher após uma discussão que tiveram. A arma foi localizada. Ele foi levado à Delegacia Regional de Guarapari, e a vítima encaminhada ao Hospital Antônio Bezerra de Faria, em Vila Velha.

A Polícia Civil foi demandada para saber o encaminhamento dado ao homem, mas a ocorrência ainda estava em andamento.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 15:37

Mulher fica ferida em acidente entre moto e carro em Cachoeiro

Mulher fica ferida em acidente entre moto e carro em Cachoeiro
Mulher fica ferida em acidente entre moto e carro em Cachoeiro. (Reprodução/Redes Sociais)

Uma motociclista foi socorrida ao hospital após um acidente entre um carro e a moto que pilotava em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, na tarde desta terça-feira (16). De acordo com informações da equipe do Samu/192, que atendeu a ocorrência, a vítima foi levada estável para o Hospital Santa Casa de Misericórdia, no mesmo município. O motorista do carro não se feriu.

Ainda não há informações sobre a dinâmica da batida. A Polícia Militar foi procurada e, assim que houver retorno, o texto será atualizado.

Sara Oliveira
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 13:07

Adolescente é assassinado a tiros em Nova Esperança, Cariacica

Um adolescente de 16 anos morreu após ser baleado na manhã desta terça-feira (16) no bairro Nova Esperança, em Cariacica. Segundo informações preliminares relatadas no boletim de atendimento da Polícia Militar, o rapaz teria sido atingido por cinco disparos: quatro nas costas e um no antebraço esquerdo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/ 192) chegou a ser acionado, mas o adolescente já estava sem sinais vitais.

A reportagem de A Gazeta pediu detalhes às polícias Militar e Civil, mas, até a publicação desta nota, não houve retorno.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 12:01

Em atenção para ameaça de seca, ES terá pouca chuva nos próximos 10 dias

Enquanto o inverno avança no Brasil, o Espírito Santo vai adquirindo cada vez mais um tempo com a "cara" da estação: pouca ou nada de chuva, tempo seco, baixa umidade do ar e maior risco de incêndio em vegetações. Esta é, inclusive, a previsão para os próximos dez dias no Estado, segundo institutos de meteorologia. Apesar de o capixaba esperar aquele friozinho, não há expectativa de baixas temperaturas para o Espírito Santo nos próximos dias.

Considerando a falta de chuvas no Estado, o governo do Espírito Santo decretou "estado de atenção", definindo uma série de regras para a população e o setor produtivo. A resolução publicada nesta terça-feira (16) apresenta recomendações para o uso racional da água.

Segundo a empresa Climatempo, há uma intensificação do vento marítimo na costa leste do Brasil, o que acaba espalhando umidade sobre o litoral do Nordeste e do Sudeste. Conforme a previsão, isso pode causar a formação de nuvens de chuva entre terça (16) e quarta-feira (17). Nestes dois dias, pode haver chuva fraca, sobretudo no litoral, entre Itaúnas e Presidente Kennedy. As informações também são citadas pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Terça (16) e quarta (17) com chance de chuva no ES
Terça (16) e quarta (17) com chance de chuva no ES. (Reprodução | Incaper)

Já na quinta-feira (18), no entanto, o tempo deve voltar a ter mais cara de inverno, ou seja, sem chuva. Segundo o Instituto MetSul, para os próximos dez dias não há expectativa de grandes volumes de chuva no Espírito Santo. Neste período, há possibilidade de pouca chuva no litoral do Estado, com maior volume e frequência no Sul do Estado - municípios como Marataízes, Mimoso do Sul, Anchieta e Cachoeiro de Itapemirim, que devem acumular até 10 mm em até dez dias.

ES deve ter pouca chuva nos próximos dez dias
ES deve ter pouca chuva nos próximos dez dias. (Reprodução | MetSul)
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 11:42

Coronel Wagner ainda não definiu partido e cogita ter vice mulher em Vitória

Tenente-coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros
Coronel Carlos Wagner, do Corpo de Bombeiros, pré-candidato em vitória. (Iara Diniz)

Um dos oito pré-candidatos na disputa pela Prefeitura de Vitória, o coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges, de 50 anos, ainda não definiu em qual partido se filiará para disputar as eleições deste ano. O militare disse que ainda dialoga com algumas legendas e cogita ter uma vice mulher para compor a chapa. 

“Vou deixar para tomar a decisão partidária mais para o final da próxima semana”, declarou. “Sobre partido, por questões estratégicas, prefiro não me posicionar, por enquanto”, justificou. 

Como é militar da ativa, Wagner Borges tem até o dia 15 de agosto para se filiar a um partido. O coronel foi o último a anunciar que é pré-candidato a prefeito de Vitória nas eleições deste ano. Diferentemente de outras categorias, em que é necessário se desincompatibilizar do cargo de quatro a seis meses de antecedência antes do pleito, servidores públicos podem se afastar de suas funções três meses antes das eleições. Foi o caso de Wagner, que era diretor de Operações.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 09:27

Membro de facção de Cariacica é preso com drogas em cidade do Sul do ES

Material apreendido com suspeito em Rio Novo do Sul, na segunda-feira (15)
Material apreendido com suspeito em Rio Novo do Sul, na segunda-feira (15) . (Divulgação | Polícia Militar)

Um homem que confessou integrar a facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), em Cariacica, foi preso pela Polícia Militar em Rio Novo do Sul, no Sul do Espírito Santo, na noite da última segunda-feira (15). O nome dele não foi divulgado. 

De acordo com os militares, o suspeito, de 18 anos, foi flagrado por uma equipe no Morro Santo Antônio com pedras de crack, dinheiro, quatro rádios comunicadores, bases para carregamento dos aparelhos e um caderno de anotações do tráfico de drogas local.

No momento da prisão, ele mesmo revelou aos policiais que era membro da facção sediada em Cariacica, principal rival do Primeiro Comando de Vitória (PCV), maior grupo criminoso do Estado.

O homem foi encaminhado à Delegacia Regional de Itapemirim, autuado em flagrante por tráfico de drogas e encaminhado ao sistema prisional.

Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 09:23

Servidores do INSS anunciam greve por tempo indeterminado no ES

Os  servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e dos ministérios do Trabalho e da Saúde no Espírito Santo entraram em greve por tempo indeterminado. O anúncio da paralisação foi feito na manhã desta terça-feira (16), após o movimento ter sido aprovado em assembleia geral no último sábado (13). 

De acordo com o Sindprev-ES, que representa a categoria, entre as reivindicações feitas diante do governo federal, a base pede recomposição das perdas salariais, reestruturação de carreiras, cumprimento do acordo de greves anteriores, reconhecimento como carreira de Estado e nível superior para concursos.

Além disso, entre os tópicos, o Sindprev-ES pede incorporação das gratificações, jornada de 30 horas semanais, fim do teletrabalho e opções para trabalho remoto ou presencial, entre outras melhorias nas condições de trabalho.

Segundo o sindicato, o movimento grevista acompanha a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que, no sábado (13), após assembleia com 120 representantes de 14 Estados, deliberou pelo movimento nacional de paralisação.

João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 09:07

Mãe e filha são assaltadas em frente ao batalhão da PM em Cariacica

Mãe e filha, de 36 e 19 anos, foram assaltadas antes das 5h nesta terça-feira (16), em um ponto de ônibus em frente ao 7º Batalhão da Polícia Militar do Espírito Santo, no bairro Tucum, em Cariacica. As vítimas relataram à reportagem da TV Gazeta que dois suspeitos chegaram em uma moto alegando estarem armados, mas sem mostrar arma. Os criminosos roubaram o celular da mulher, além de um casaco, chaves e uma bolsa.

Mãe e filha foram vítimas de assalto em Cariacica
Mãe e filha foram vítimas de assalto em Cariacica. (Fabrício Christ)

A mulher e a jovem estavam esperando um ônibus com destino ao município da Serra, onde a moça faria um treinamento antes de assumir um emprego. Os nomes delas não estão sendo divulgados para evitar exposição das vítimas. 

Em entrevista ao repórter Caíque Verli, da TV Gazeta, a pedagoga de 36 anos contou que estava sozinha com a filha no ponto de ônibus, quando as duas foram surpreendidas pelos suspeitos. "Eles (criminosos) passarem pelo ponto, viram que nós duas estávamos sozinhas e contornaram. Levaram tudo: casaco, chave de apartamento, bolsa, celular... só sobrou meu documento. A gente se sente segura perto do batalhão, mas nem isso garante. Terrível o que aconteceu hoje", afirmou a mulher.

A filha, que saiu de casa para um curso de formação, também lamentou o assalto sofrido. Para não ser assaltada, a menina fingiu que era menor de idade, informando que não tinha celular. "Fiquei com muito medo, achei que a gente fosse morrer. Achei que eles fossem sacar uma arma. Estavam muito nervosos", relatou a jovem.

Procurada pela reportagem de A Gazeta, a Polícia Civil informou que orienta as vítimas de crimes a registrarem ocorrências em qualquer delegacia para que haja identificação dos suspeitos e punição. A corporação informou ainda que, caso o crime em Cariacica tenha sido registrado, será investigado.

Atualizado há 17 horas
Ícone - Publicado em Publicado em 16 de julho de 2024 às 08:25

BC vai tirar 1ª família de notas do real e R$ 10 'de plástico' de circulação

Nota de R$ 10 de plástico vai sair de circulação
Nota de R$ 10 de plástico vai sair de circulação. ( Banco Central/Reprodução)

Banco Central irá iniciar a retirada de circulação da primeira família de notas do real. A informação consta de uma instrução normativa do BC da última quarta-feira (10). A medida deve tirar de circulação a primeira geração das cédulas de R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100, produzidas entre 1994 e 2010 — quando entrou em circulação a segunda família de notas, que traziam mais elementos de segurança, como o tamanho diferenciado da nota de cada valor.

A normativa prevê que os bancos que receberem as notas da primeira família devem encaminhá-las por meio de operações de depósito ou de troca para a instituição custodiante, que as encaminhará posteriormente ao Banco Central do Brasil. O BC realizará o descarte. As notas sairão de circulação pelo longo tempo de vida útil, mas quem ainda tiver uma dessas no bolso não deve se preocupar, já que elas continuam valendo.

Também sairá de circulação a rara nota de R$ 10 "de plástico", feita em polímero e lançada em 2000 em razão da celebração dos 500 anos de Descobrimento do Brasil. A nota já virou item de colecionador: uma pesquisa rápida em sites de numismática indica que ela pode chegar a custar R$ 250.

O lançamento das notas de real foi no dia 1º de julho de 1994. Foram lançadas as cédulas de R$ 1 (que deixou de ser produzida em 2005), R$ 2, R$ 5, R$ 10, R$ 20, R$ 50, e R$ 100, todas trazendo imagens de animais. A segunda família do real manteve as imagens dos bichos. A nota de real mais recente, lançada em setembro de 2020, é a de R$ 200, que traz a imagem do lobo-guará.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 18:14

Aracruz decreta situação de emergência por conta da estiagem

 Aracruz foi a terceira cidade do Brasil com mais de 100 mil habitantes que mais gerou emprego no ano passado
A cidade de Aracruz, no Norte capixaba, convive com a falta de chuvas significativas há meses. (Prefeitura de Aracruz/Divulgação)

A Prefeitura de Aracruz, no Norte do Espírito Santo, decretou situação de emergência devido à estiagem no município, em texto publicado no Diário Oficial desta segunda-feira (15). De acordo com a administração, a escassez de chuva nos últimos seis meses vem causando danos na zona rural e será necessário o apoio do governo estadual devido aos prejuízos já contabilizados.

A publicação cita que está ocorrendo uma redução considerável na produção de leite e derivados, diminuição importante nos níveis de águas dos rios, lagos, represas e outros reservatórios. Também registra a seca de pastagens e nas plantações de café, com perdas na safra agrícola, além de queimadas que afetam essas vegetações.

O município reforça a necessidade de medidas de respostas rápidas, como aquisição de insumo alimentar para o gado e novas aberturas de açudes para os animais beberem água. Ressalta ainda a importância do transporte de águas para minimizar a escassez hídrica no campo e na cidade.

Ainda no decreto, que tem validade de 180 dias, a prefeitura autoriza que órgãos municipais se mobilizem para ações de resposta ao desastre e a reconstrução de áreas afetadas. Permite que sejam desapropriadas áreas de risco e, também, dispensa a necessidade de licitação em casos de urgência de atendimentos.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 17:21

ES vai decretar estado de atenção por ameaça de seca e de falta de água

Seca no Rio Doce deixou bancos de areia visíveis em Linhares, Norte do ES
Seca no Rio Doce deixa diversos bancos de areia em Linhares. (Arquivo | TV Gazeta)

Devido à falta de chuva, o Espírito Santo vai decretar "Situação de Atenção à Seca" recomendando o uso racional da água pela população e pelos setores produtivos. A publicação será feita na terça-feira (16) pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). A informação foi divulgada pelo governador Renato Casagrande (PSB). 

"A falta de chuvas está reduzindo as vazões dos principais rios do nosso Estado. Essa ação [decretar estado de atenção] é preventiva. Estamos acompanhando atentamente essa situação e precisamos da colaboração de todos", explicou Casagrande.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 16:57

Profissionais da educação vão receber R$ 44 milhões em bônus de desempenho

Cerca de 17 mil profissionais da Secretaria de Educação (Sedu) que atuam em escolas da rede estadual de ensino vão receber, com base em indicadores coletivos e individuais de 2023, o “bônus desempenho” junto do pagamento referente a julho. Ao todo, serão destinados R$ 44 milhões aos profissionais do Espírito Santo.

O anúncio foi divulgado na tarde desta segunda-feira (15) pelo governador Renato Casagrande (PSB). “Estão sendo investidos R$ 44 milhões no pagamento do bônus desempenho aos servidores que trabalharam na nossa rede em 2023, incluindo os de designação temporária (DT). O pagamento será agora neste mês de julho. É uma forma de valorizar nossos profissionais”, afirmou o governador.

Segundo Vitor de Ângelo, secretário de Estado da Educação, a medida é válida para servidores efetivos e para os contratados em regime temporário mesmo se estes não estiverem mais em atuação na rede de ensino em 2024, já que o bônus é equivalente ao último ano.

De acordo com o governo do Estado, o profissional pode receber até um salário e meio a mais por ano, conforme os resultados apurados pela unidade de ensino onde exerce suas funções, somado ao seu desempenho individual.

João Barbosa
Repórter / [email protected]
Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 16:43

Baleia é encontrada morta em praia de Presidente Kennedy

Baleia é encontrada em praia de Presidente Kennedy
Baleia é encontrada em praia de Presidente Kennedy . (Instituto Orca )

Uma baleia jubarte adulta foi encontrada no final da manhã de domingo (15) em Praia das Neves, município de Presidente Kennedy, Litoral Sul do Espírito Santo, já na divisa com o Rio de Janeiro. Segundo o Instituto Orca, o animal tinha 11,5 metros de comprimento.

Segundo diretor-executivo do Instituto Orca, João Marcelo Ramos, o sexo da baleia somente será conhecido por meio do DNA, uma vez que a posição e tamanho não permitiam analisar no momento. Houve coleta de material para saber a causa da morte do animal. Esta já é terceira baleia encontrada no Estado na temporada migratória deste ano. 

Baleia é encontrada em praia de Presidente Kennedy
O animal apareceu já sem vida e perto da divisa com o Rio de Janeiro. (Prefeitura de Presidente Kennedy )

A Secretaria de Meio Ambiente de Presidente Kennedy também esteve no local. De acordo com a administração, o animal se encontrava próximo à foz do Rio Itabapoana. A pasta municipal realizou um relatório fotográfico detalhado do animal e entrou em contato direto com a Petrobras e o Instituto Orca, que realizam o monitoramento da espécie.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 16:15

PRTB entra na disputa pela Prefeitura de Guarapari

Artur Pereira é secretário do PRTB no ES
Artur Pereira é secretário do PRTB no ES. (Reprodução/Instagram)

O secretário-geral do PRTB no Espírito Santo, Artur Pereira, foi apresentado como pré-candidato da legenda para disputar a Prefeitura de Guarapari. Por enquanto, a expectativa é pela formação de uma chapa puro-sangue, mas o vice só será anunciado na convenção, que ainda não foi marcada.

Pereira, de 39 anos, desenvolvedor web, apresentador, locutor e empreendedor, além de presidir nacionalmente o Fampec (Fórum de Ativistas, Movimentos, Parlamentares e Empreendedores Conservadores). Ele também se apresenta como cristão católico e conservador.

Em seu histórico como ativista político, o pré-candidato destacou esforços pela retomada das atividades da Samarco e pela abertura do comércio em Guarapari durante a pandemia da Covid-19.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 16:10

Rodovia em Afonso Cláudio é interditada para troca de vigas

Vigas de ponte serão trocadas em Afonso Cláudio
Vigas de ponte serão trocadas em Afonso Cláudio . (Divulgação/ DER )

A ES 165, que corta o município de Afonso Cláudio, na Região do Espírito Santo, foi interditada na manhã desta segunda-feira (15) para a troca de vigas de uma ponte. A previsão, segundo o Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo (DER), é de que a via fique fechada até a meia-noite de terça-feira (16).

O ponto de bloqueio, informou o DER, acontece no distrito de Empoçado. A interdição da rodovia é necessária para garantir a execução dos serviços e segurança dos colaboradores.

Ícone - Publicado em Publicado em 15 de julho de 2024 às 16:04

Presidente da Câmara de Guarapari desiste de pré-candidatura a prefeito

Wendel Lima (MDB) é pré-candidato a vereador
Wendel Lima (MDB) é pré-candidato a vereador. (Reprodução/Instagram)

O presidente da Câmara Municipal de Guarapari, Wendel Lima (MDB), anunciou nesta segunda-feira (15) a desistência de sua pré-candidatura a prefeito da cidade. A decisão já vinha sendo comunicada a aliados nos últimos dias.

"Diante da minha trajetória política, e depois de muita reflexão, deixei de lado a minha vontade sentimentalista para ouvir a razão (...) Não me sinto perdedor por não ser mais pré-candidato a prefeito. A minha maturidade me faz entender que agora não é o momento para esse percurso", disse, em nota.

Wendel Lima também já anunciou sua pré-candidatura a vereador. Ele disse que ainda não decidiu sobre a possibilidade de apoiar outro candidato à prefeitura: "Não tenho essa decisão tomada e por enquanto não será meu foco levantar bandeira de A ou B, pois hoje a palavra é reconstrução".