Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Tragédias ensinam lições e apontam para novas formas de atuação
Acidente

Tragédias ensinam lições e apontam para novas formas de atuação

Sabemos que a Samarco voltará menor, de forma gradual, com 26% da capacidade produtiva e compromissos sociais e financeiros a serem honrados

Publicado em 01 de Dezembro de 2019 às 04:00

Públicado em 

01 dez 2019 às 04:00

Colunista

Data: 06/11/2019 - ES - Anchieta - Empresa Samarco Crédito: Carlos Alberto Silva

A concessão da Licença Operacional Corretiva representa muito mais do que a autorização para a retomada das atividades da Samarco. Ela evidencia nosso compromisso com a sociedade e com um novo modelo de atuação. Nesses quatro anos em que estamos com as operações paralisadas, fizemos uma profunda avaliação e conduzimos inúmeras mudanças.

Nossas ações são guiadas pelas lições aprendidas com o rompimento da barragem de Fundão, fato que impactou a vida de milhares de pessoas e o meio ambiente, marcando para sempre a nossa história. Neste cenário, seguimos em frente, assumindo nossas responsabilidades. Em paralelo, as ações de reparação estão em andamento, por meio da Fundação Renova.

A segurança é um valor para a Samarco. Investimos no aperfeiçoamento da nossa gestão de risco, contamos com um sistema integrado de monitoramento das estruturas geotécnicas, com uma equipe especializada e mais de 800 equipamentos. Acreditamos no planejamento e na disciplina, além da busca contínua por inovação.

Sabemos que a Samarco voltará menor, de forma gradual, com 26% da capacidade produtiva e compromissos sociais e financeiros a serem honrados. Queremos seguir em frente com características que a Samarco nunca perdeu: a dedicação de nossos empregados, a capacidade de interlocução com diversos públicos e a confiança dos acionistas.

Com essas premissas, buscamos o retorno de uma forma diferente. Reforçando nosso compromisso e respeito às pessoas e ao meio ambiente, mesmo com a licença concedida no final de outubro, a Samarco somente reiniciará suas atividades após a implantação do sistema de disposição e tratamento de rejeitos, que inclui a Cava Alegria Sul e a filtragem para empilhamento a seco. As obras para implementar a planta de filtragem devem durar cerca de um ano.

A obtenção da licença é resultado de um processo transparente e participativo, com a presença de cerca de 2.500 pessoas em audiências públicas, e que seguiu os ritos da legislação. Isso aponta que estamos no caminho correto para o desafio de reconquistar a confiança da sociedade. Queremos contribuir para o futuro da mineração de forma mais segura e responsável. É o nosso compromisso.

*O autor é diretor-presidente da Samarco

{{ndFunctionFirstNotNull(post.original_author.attributes_map.descricao_de_colunista.value,post.original_author.biography)}}

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Principais vias de Vitória congestionadas no fim da tarde desta quinta (15)
Trânsito parado nas principais avenidas de Vitória na volta para casa
Perspectiva da nova Avenida Beira-Mar
Beira-Mar terá faixa reversível a partir desta sexta-feira (16) em Vitória
Em relatos nas redes sociais, professores compartilham os desafios de permanecer na profissão, como a falta de valorização, o desgaste emocional e as dificuldades enfrentadas no dia a dia escolar
Salário, desgaste e insegurança: os desafios dos professores no ES para se manter na carreira

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados