Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Secretária critica proibição de mulher trans como rainha do carnaval
Leonel Ximenes

Secretária critica proibição de mulher trans como rainha do carnaval

Nara Borgo, titular da Secretaria Estadual dos Direitos Humanos, disse que a Liga das Escolas de Samba tem pensamento "misógino", "machista", "LGBTQfóbico" e "preconceituoso"; Fórum LGBT também criticou a medida

Publicado em 08 de Janeiro de 2020 às 12:09

Públicado em 

08 jan 2020 às 12:09
Leonel Ximenes

Colunista

Leonel Ximenes Leonel Ximenes
Nara Borgo: "O samba, que um dia foi criminalizado, significa resistência, transgressão" Crédito: Ademir Ribeiro/SEDH

A secretária estadual dos Direitos Humanos, Nara Borgo, criticou em suas redes sociais a posição da Liga das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge) por não permitir que mulheres transexuais participem do concurso para a escolha da Rainha do Carnaval de Vitória 2020, conforme publicou hoje (8) a coluna.

Saber que a Liesge, que quer fazer com que o Espírito Santo ocupe um lugar de destaque no carnaval nacional, apresenta um pensamento misógino, machista, lgbtqfóbico e carregado de tanto preconceito e falta de conhecimento, nos desanima profundamente”, escreveu Nara, que se diz apaixonada pelo samba e pelo carnaval.

A secretária, que também é advogada e ativista dos direitos humanos, mandou um recado direto para Edvaldo Teixeira, presidente da Liga: “Mulher trans é mulher, senhor presidente! E vai ter mulher trans ocupando todos os espaços, porque nós podemos ocupar todos os espaços. Somos muitas, somos várias: hétero, cis, trans, lésbicas, bi, casadas, solteiras... somos todas mulheres”.

Em seguida, Nara Borgo lamentou a atitude da Liga e considerou que a proibição é um retrocesso para o carnaval capixaba: “Inaceitável essa declaração, que afasta o carnaval de tudo que ele significa e o leva ao atraso, mas não ao passado, porque o samba sempre foi vanguarda”.

FÓRUM LGBT TAMBÉM CRITICA LIGA DAS ESCOLAS DE SAMBA

Quem também criticou a posição da Liesge foi o Fórum Estadual LGBT do Espírito Santo. Em nota oficial, a entidade repudiou a proibição de mulheres trans como Rainha do Carnaval de Vitória: "É nítido que tal posicionamento apresenta não só desconhecimento por parte das questões identitárias, mas também sobre a própria história do Carnaval capixaba", diz a nota.

Leonel Ximenes

Leonel Ximenes Leonel Ximenes

Iniciou sua história em A Gazeta em 1996, como redator de Esporte e de Cidades. De lá para cá, acumula passagens pelas editorias de Polícia, Política, Economia e, como editor, por Esportes e Brasil & Mundo. Também atuou no Caderno Dois e nos Cadernos Especiais e editou o especial dos 80 anos de A Gazeta. Desde 2010 é colunista. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Mulher usando base
Como escolher a base ideal para fazer a maquiagem durar o dia todo
Papo de Eleições com Vitor Vogas, Letícia Gonçalves e Fernanda Queiroz - 1º/10/2026
Papo de Eleições analisa debates com candidatos ao governo do ES e à Presidência
Prédio foi demolido nesta quinta-feira (1°)
Prédio onde trabalhador morreu após queda de laje é demolido em Vila Velha

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados