Sair
Assine
Sair
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Se Cuida
  • Corredores vão representar o ES no Troféu Brasil neste sábado (25)
Vitor Gregorio

Corredores vão representar o ES no Troféu Brasil neste sábado (25)

Jeronimo Santanna e Jonilson Prates vão competir na distância de 5.000 metros no Ibirapuera, em São Paulo

Publicado em 24 de Julho de 2026 às 10:18

Públicado em 

24 jul 2026 às 10:18
Vitor Gregório

Colunista

Vitor Gregório Vitor Gregório
Corredores capixabas Jeronimo Santanna e Jonilson Prates
Corredores capixabas Jeronimo Santanna e Jonilson Prates | Divulgação/Instagram

Dois corredores vão representar o Espírito Santo no Troféu Brasil de Atletismo na distância de 5.000 metros neste sábado (25), às 17h35. A competição começou nesta quinta-feira (23) e segue até o domingo (26), no Ibirapuera, em São Paulo. Os capixabas Jeronimo Santanna, de 30 anos, e Jonilson Prates, de 42, conquistaram a vaga após a disputa do Campeonato Estadual de Atletismo Capixaba.


Jeronimo e Jonilson conseguiram a tão sonhada vaga para o Troféu Brasil no dia 31 de maio, quando foi realizado o campeonato no Espírito Santo. Jeronimo, campeão da prova, completou os 5.000 metros na pista de atletismo em 15 minutos e 10 segundos. O vice-campeão Jonilson finalizou no tempo de 15 minutos e 14 segundos. Ambos terminaram dentro do tempo limite para classificação, que é de 15 minutos e 15 segundos, e agora viajam para São Paulo em busca do pódio nacional.


“É minha primeira participação nessa competição (Troféu Brasil). E estou muito empolgado e feliz em estar indo participar desse grande evento”, destacou Jeronimo.

Jeronimo Santanna e Jonilson Prates conquistaram vaga o Troféu Brasil de Atletismo 2026
Jeronimo Santanna e Jonilson Prates conquistaram vaga o Troféu Brasil de Atletismo 2026 | Divulgação/Instagram

Assim como Jeronimo, Jonilson irá para a sua primeira participação na competição nacional. “Como é a minha primeira participação, a expectativa é fazer uma boa marca e conseguir um bom resultado”, comentou.


O ciclo de preparação para os corredores capixabas não foi nada fácil e exigiu bastante dedicação. Jeronimo, por exemplo, que concilia o trabalho e os treinamentos, contou que tem uma jornada extensa.


“Tento tirar o tempo livre para treinar e fico feliz de ter conseguido alcançar esses resultados. Eu me considero um atleta amador, porque eu vivo o dia a dia normal da pessoa comum que trabalha 8 horas por dia.”


Ciclo de treinamento intenso para a prova


Jonilson Prates relatou que trabalhou durante seis semanas para competir no Troféu Brasil e ainda teve uma adversidade no meio do caminho. “Treinamento específico para os 5.000 metros. Na última semana, tive uma inflamação no tendão do pé. Estou em tratamento e já estou em condições de competir”, reforçou. 


Para Jeronimo Santanna não foi diferente. O capixaba comentou que os treinamentos ficaram mais intensos devido ao alto nível da competição nacional.


“Treinamento ficou mais pesado, o ciclo ficou mais intenso, porque o nível do Troféu Brasil é muito alto. O ciclo foi bem extenso e agora eu estou num período de recuperação para poder entregar o máximo nessa prova.”

Corredores capixabas viajam para São Paulo para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo 2026
Corredores capixabas viajam para São Paulo para a disputa do Troféu Brasil de Atletismo 2026 | Divulgação/Instagram

O sonho do pódio no Troféu Brasil


O Troféu Brasil é uma das principais competições nacionais e reúne os melhores atletas do país. Por aí já é possível perceber o nível de disputa. Na edição de 2025, o atleta Jânio Varjão foi o grande campeão dos 5.000 metros. O mato-grossense completou a distância com o tempo de 14 minutos e 20 segundos.


O corredor Jeronimo está confiante e com expectativa alta para competir neste sábado. “Minha expectativa é alta, porque minha melhor marca nos 5.000 metros é 14 minutos e 44 segundos. Coisa de segundos de diferença (se comparado ao campeão de 2025).”


Jonilson também vem forte para a disputa e promete buscar um bom resultado na prova. “Tenho expectativa de conseguir um tempo entre 14:30 e 14:45.”

Colunista


Vitor Gregorio é jornalista e colunista de corrida no Se Cuida. As opiniões, análises e recomendações expressas em seus textos são de sua exclusiva responsabilidade e não refletem, necessariamente, o posicionamento editorial do Se Cuida ou da Rede Gazeta.

Veja Também 

Correr em jejum não deve ser considerada um requisito obrigatório para emagrecer

Correr em jejum funciona? Nutricionistas explicam

Triatleta capixaba Marcio Moreira Cunha

Triatleta capixaba conquista vaga para o Campeonato Mundial de Ironman 2026

A corrida não é responsável por fazer com que as pessoas envelheçam

Corrida pode envelhecer a pele? Veja cuidados para quem treina

Vitor Gregório

Vitor Gregório Vitor Gregório

Formado em Jornalismo pela Universidade Vila Velha (UVV), já foi assistente de marketing e está em A Gazeta desde 2024. Há cerca de quatro anos na corrida de rua, conhece de perto a rotina de treinos, provas, pódios, medalhas e também os desafios de quem corre.

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Imagem de destaque
Homem é morto a tiros em casa e criminosos fogem com TV em Nova Venécia
Governador autoriza venda no RJ de spray de pimenta para mulheres em farmácias
Mulheres já podem comprar spray de pimenta para defesa pessoal; veja regras
Mulher é presa em laboratório de cultivo de skunk em Cariacica
Laboratório com técnica avançada para cultivar skunk é descoberto em Cariacica

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados