> >
Vinícolas: arquitetura a serviço do vinho ao redor do mundo

Vinícolas: arquitetura a serviço do vinho ao redor do mundo

Enquanto bons vinhos são capazes de nos encantar pelo prazer sensorial, uma vinícola bem projetada e perfeitamente inserida entre seus vinhedos, é capaz de amplificar essa experiência, proporcionando um visual arrojado

Publicado em 26 de julho de 2019 às 19:25

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Costumo dizer que a melhor maneira de fazer uma imersão no mundo do vinho é através de visitas às vinícolas e seus respectivos vinhedos, uma experiência fascinante conhecida como enoturismo. Essas visitas permitem ao enófilo/turista um contato muito mais intimista com os vinhos, seus métodos de elaboração e a região produtora onde eles nascem.

Bodegas Ysios (Rioja, Espanha). Arquitetura: Santiago Calatrava. (Divulgação )

Pensando nessa atividade, cada vez mais importante para o segmento, inúmeras vinícolas ao redor do mundo passaram a investir na modernização de suas instalações ou na construção de novas edificações. Deixando de lado o contexto projetual e construtivo meramente industrial que predominava, elas passaram a contratar arquitetos de renome internacional para repensar seus espaços dedicados a elaboração dos vinhos e a recepção de seus visitantes.

Azienda Ceretto (Piemonte, Itália). Arquitetura: Luca e Marina Deabate. (Divulgação )

Enquanto bons vinhos são capazes de nos encantar pelo prazer sensorial oferecido ao olfato e ao paladar, uma vinícola bem projetada e perfeitamente inserida entre seus vinhedos, é capaz de amplificar essa experiência, proporcionando um visual arrojado, insinuante e criativo, apto a encher os olhos dos visitantes.

Algumas vinícolas foram além do design inovador dos espaços essenciais a produção e degustação dos vinhos, passando a incorporar ótimos restaurantes e hospedagem de alto nível. Tudo isso foi pensado para agradar ainda mais aos enoturistas que, ano após ano, vêm se tornando uma fonte importante de receita e divulgação de seus rótulos.

 

Quinta do Vallado (Douro, Portugal). Arquitetura: Francisco Vieira de Campos. (Divulgação )

Para ilustrar como o cenário descrito acima se desenvolveu, criando verdadeiras obras primas da arquitetura, selecionei algumas vinícolas espalhadas pelos quatro cantos do mundo, cujos edifícios (e vinhos) merecem figurar no roteiro de viagem daqueles que estiverem passeando pelas regiões onde elas estão inseridas.

Marqués de Riscal (Rioja, Espanha). Arquitetura: Frank Gehry. (Divulgação )

Este vídeo pode te interessar

Pela minha própria experiência (já estive em sete das dez vinícolas aqui listadas), posso assegurar que o aprendizado e o prazer de degustar vinhos no local onde são elaborados, faz uma grande diferença. Aproveite a lista e boa viagem!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais