> >
Descubra os tipos de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Descubra os tipos de alimentos que ajudam a prevenir o câncer de mama

Segundo a comentarista da rádio CBN Vitória, Roberta Larica, a nutrição é o principal pilar da prevenção do câncer,  sendo um fator de grande atenção para as mulheres

Publicado em 5 de outubro de 2020 às 19:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Alimetnação saudável: mulher comendo salada
Mesmo com a intensa correria do dia-a-dia é preciso realizar uma pausa no momento de escolha dos alimentos. (shutterstock)

O mês de outubro é caracterizado e lembrado pela união de pessoas em todo o mundo em prol da campanha do Outubro Rosa, caracterizada pela intensificação dos esforços pela detecção precoce do câncer de mama. Entretanto, na prática, poucas mulheres possuem o conhecimento de alternativas que vão além da mamografia e do exame clínico, e são utilizadas como maneiras de se prevenir da doença,  como a prática de uma dieta rica e balanceada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos, formando um prato colorido. 

“A nutrição é o principal pilar da prevenção do câncer, assim como para as mulheres que estão na luta ou já passaram por essa doença”, disse a nutricionista e comentarista da rádio CBN Vitória, Roberta Larica, durante o quadro Boa Mesa desta segunda-feira (05).

Segundo a nutricionista, cerca de 80% dos genes da predisposição ao câncer de mama estão relacionados ao ambiente no qual a mulher está predisposta. Portanto, mesmo com a intensa correria do dia-a-dia é preciso realizar uma pausa no momento de escolha dos alimentos e como eles serão consumidos. "As mulheres têm ingerido mais uma dieta ocidental, composta pelo baixo consumo de frutas, verduras e fibras, esse consumo leva o organismo a ter uma predisposição ao câncer e outras doenças", destacou.

Portanto, é preciso ter atenção especial aos alimentos consumidos todos os dias. 

VEJA DICAS DE ALIMENTAÇÃO:

  • 01

    Aumentar a ingestão de alimentos de origem vegetal

    A ingestão dos alimentos como brócolis, açafrão, chia, linhaça e alho reforçam a presença dos radicais livres e aumentam a barreira natural do organismo.

  • 02

    Inserir na alimentação frutas vermelhas

    Morango, amora, framboesa e mirtilo têm sua coloração de tons avermelhados devido à presença de pigmentos chamados antocianinas. Essas frutas são proprietárias de um grande poder antioxidante que retardam o crescimento de células pré-malignas. 

  • 03

    Priorizar uma alimentação mais limpa e orgânica possível

    Ao dar uma maior atenção aos alimentos vindo diretamente do campo para a mesa, a paciente tem a garantia do consumo de alimentos orgânicos, sem a presença de agrotóxicos e fertilizantes nocivos à saúde. 

  • 04

    Limitar o consumo de doces, refrigerantes e industrializados

    Esses alimentos em geral devem ser consumidos com moderação, pois contêm substâncias artificiais que desencadeiam processos inflamatórios no organismo.

Em entrevista ao jornalista Fábio Botacin, Roberta Larica ainda ressaltou a importância da mulher se manter ativa, com um peso considerado saudável, reduzir a gordura visceral do organismo e ter cuidado com o estresse. "A mulher tem uma cobrança muito grande nos dias atuais, mas é necessário gerenciar a ansiedade de estresse, tirar um tempo para se programar e se cuidar, não esquecendo dos exames de prevenção da doença", finalizou.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais