> >
Quarentena: é hora de ter ainda mais calma com as crianças

Quarentena: é hora de ter ainda mais calma com as crianças

Seu filho está mais agitado, cheio de energia presa? Psicólogo dá dicas de como lidar com a ansiedade dos pequenos em tempos de isolamento em casa

Publicado em 6 de abril de 2020 às 17:06

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mulher com máscara brincando com o filho: quarentena na pandemia de coronavírus
Mulher com máscara brincando com o filho: quarentena na pandemia de coronavírus . (Freepik)

Não é fácil enfrentar esse período de isolamento. É complicado para adultos, crianças, idosos, para todo mundo. Os pequenos, então, não conseguem entender bem a situação e começam a ficar angustiados por não sair de casa. E, muitas vezes, os pais acabam também transmitindo para eles sua própria ansiedade.

O psicólogo da Unimed Vitória Vinícius Grassi destaca que é muito importante estar atento aos sentimentos das crianças neste momento de distanciamento social. "É preciso dar todo o acolhimento, explicar de forma leve e lúdica o que está acontecendo, ouvir o que elas têm a dizer e buscar formas de deixá-las mais confortáveis com a situação".

O psicólogo explica que é um grande desafio para os pais conseguir lidar com a ansiedade dos filhos, especialmente, os menores. "Até porque os pais também estão sob pressão. Então, este é o momento de praticar bastante a empatia em família, um entendendo o comportamento do outro, tendo paciência nos dias em que a criança não estiver bem ou se sentir irritada. Essa irritação é normal num período tão difícil quanto o que estamos vivendo", esclarece.

Ele destaca também que não vale a pena estabelecer muitas regras para o dia a dia ou ser muito rigoroso na cobrança dos estudos, por exemplo. "Tente manter uma rotina minimamente organizada, mas sem se cobrar demais caso nem sempre as coisas saiam do jeito previsto. Em relação à escola, não é o momento de muitas cobranças. Pense que os pequenos estão vivendo, assim como nós, uma situação totalmente atípica. Não faz sentido ser muito rigoroso agora. O que eles precisam, como todo mundo, é manter a saúde mental".

Dicas do psicólogo para lidar com ansiedade das crianças

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Converse

    O diálogo neste momento é fundamental. Use linguagem simples e adequada para falar com as crianças. Explique, quantas vezes for necessário, o que está acontecendo e como todos precisam colaborar com paciência e compreensão.

  • 02

    Escute seu filho

    Deixe a criança falar também, manifestar seus sentimentos. E demonstre que entende o que ela diz e como sente.

  • 03

    Cobre menos

    Tente organizar minimamente a agenda diária das crianças, especialmente, no caso dos estudos em casa. Mas não se cobre se não conseguir dar conta de tudo todos os dias.

  • 04

    Aceite os momentos de tédio

    O ócio será inevitável. Converse com a criança sobre esses momentos em que não haverá nada para fazer. Diga que também sente tédio, mas que todos precisam aprender a lidar com isso.

  • 05

    Distraia as crianças

    Façam algumas brincadeiras juntos, atividades em família. Desenho, música, dança, pintura, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro, tudo isso ajuda a distrair e aproxima a família.

  • 06

    Dê mais liberdade

    Seja mais flexível quanto ao que podem fazer dentro de casa, claro, dentro dos limites de segurança. Se for possível, disponibilize a varanda ou quintal para as brincadeiras que precisem de mais liberdade.

  • 07

    Estimule o contato com familiares

    Faça videoconferências com amigos e familiares, avós, ou pessoas que a criança tenha afinidade.

  • 08

    Inclua a criança nas tarefas domésticas

    Tente inserir os pequenos em algumas de suas atividades domésticas, na hora de cozinhar ou mesmo na organização da casa. Faça com que eles se sintam úteis e participativos.

  • 09

    Informação na dose certa

    Não permita que elas recebam informações excessivas sobre o momento atual. As crianças precisam apenas saber o suficiente para compreender a situação.

  • 10

    Respire fundo

    No dia em que elas "surtarem" ou não estiverem bem, respire fundo e compreenda. Vai passar. É um reflexo do confinamento. A oscilação emocional é bastante natural.

  • 11

    Crie tempo de qualidade

    Façam as refeições juntos. É uma boa oportunidade para compartilhar tempo de qualidade com as crianças.

  • 12

    Seja o modelo

    Você é o modelo de comportamento que espera do seu filho. Portanto, manter a calma, a organização e o respeito é fundamental neste momento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais