> >
Kika Carvalho: artista da nova geração do ES

Kika Carvalho: artista da nova geração do ES

Ela é educadora social, além de pintar painéis e fazer exposições

Publicado em 3 de abril de 2020 às 19:55

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Kika Carvalho
Kika Carvalho. (Divulgação)

Jéssica Carvalho Vieira Gomes, mais conhecida como Kika Carvalho, é uma das principais artistas da nova geração. Formada em Artes Visuais, ela já trabalhou com teatro, carnaval, arteterapia e é educadora social, além de pintar painéis e fazer exposições. “Pra mim, arte funciona como uma porta para diálogos. É a minha forma de construir imageticamente um texto que busca pontuar questões que eu avalio como importantes. O meu trabalho fala muito sobre violência, violação de direitos, medo e manutenção de poder. Tenho tentado ir para caminhos mais leves de tratar essas questões, mas no geral são elas que aparecem no meu trabalho de forma direta ou indireta”, conta. Recentemente, junto com o Vão Coletivo, foi responsável pela maior pintura de protagonismo infanto-juvenil do Espírito Santo. “Foram 500m² de pintura na comunidade do Morro do Quadro, onde as crianças participaram de todos os processos, desde a criação dos desenhos até a pintura”. Ela também costuma dar oficinas para diversos públicos, utilizando as linguagens recorrentes da intervenção urbana como pintura mural, lambe-lambe e adesivo. E é co-fundadora do Coletivo DasMina, primeiro coletivo exclusivamente de mulheres nas artes urbanas da cidade. “Surgiu do propósito de emancipar a atuação das mulheres na intervenção urbana de Vitória. De pequenas coisas, como simplesmente chamar a outra pra pintar junto, até promover eventos de participação coletiva”. Entre os seus sonhos está conhecer alguns países da África e do Oriente Médio. “Creio que será uma grande conexão”.

Este vídeo pode te interessar

  •  Sketchbooks para Abrindo o Baú

    01

    Não vivo sem...

    Os meus sketchbooks costumam ser parte importante dos processos de criação. Na maioria das vezes tudo começa com um esboço ou frases soltas e até mesmo uma única palavra.

  • Quadro para Abrindo o Baú

    02

    Guardo com carinho.

    O quadro da artista Eva Bracamontes. Em 2014 participei do festival “Nosotras estamos en la calle”, em Lima, Peru. Conheci várias artistas incríveis da América Latina e Central. Troquei um trabalho com a Eva, artista mexicana, e guardo com muito carinho pela admiração que tenho pelo trabalho dela e por essa viagem inesquecível que fez ampliar a percepção de vivência coletiva.

  • Livro para Abrindo o Baú

    03

    Na cabeceira.

    O livro “Entre os muros da cidade”. Para mim, enquanto artista, foi muito importante ter o meu trabalho reconhecido ao ponto de ter um capítulo dedicado exclusivamente a minha produção dentro do recorte do grafite na cidade de Vitória. É importante que nós mulheres possamos nos olhar e entender que podemos ocupar todos os espaços.

  •  Waji para Abrindo o Baú

    04

    Eu adoro.

    A Waji, que ganhei da Tatiana Rosa no ano passado. Ela comprou em Belo Horizonte, num Congresso de História e Cultura Iorubá, e guardou. Achou que tinha tudo a ver comigo por conta da minha pesquisa sobre a cor azul. Muita gente quando vê algo relacionado a cor me envia/mostra, assim minha pesquisa fica mais potente.

  • Pipa para Abrindo o Baú

    05

    Não dou, não vendo e não troco.

    A pipa. É um dos protótipos de um trabalho novo que venho desenvolvendo com muito carinho. Na primeira fase serão 4 tipos de “Brasões” em forma de pipa distribuídos nas comunidades de Vitória. Creio que será uma vivência muito bonita.

  • Máquina fotográfica para Abrindo o Baú

    06

    Presente inesquecível.

    A câmera fotográfica que ganhei da minha vó Aracy em um dia de visita na casa dela. Enquanto ela me mostrava algumas fotos de viagem com o meu avô (segundo casamento dela), disse que era muito feliz com ele e que as viagens eram os momentos mais felizes da vida. É um objeto que me remete ao amor e a saudade de alguém querido que já se foi.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais