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Publicado em 25 de junho de 2021 às 19:16
O último dia de palestra do Recall Week recebeu o CMO do McDonald´s Brasil, João Branco, ou “João Branco do Méqui”. O time que ele lidera está batendo todos os recordes de vendas da história do Big Mac.>
João Branco é natural de São Paulo e tem 20 anos de experiência em grandes marcas, entre elas Novartis, Procter & Gamble e Ferrero. Trabalha desde 2014 no McDonald ́s e esteve à frente do time em ações como a adoção do nome Méqui nos restaurantes da rede, a campanha “Picanha das Galáxias” e a parceria com Spotify.>
“Estamos aqui para entregar bons momentos para todos. Para isso, precisamos conhecer o coração, o cérebro e o estômago dos nossos clientes”, comenta João Branco. A rede atende mais de 2 milhões de pessoas por dia. >
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Mais recentemente, o McDonald´s fez uma ação no BBB21 que já virou case de criatividade em Marketing: a Festa do Pijama do McDonald´s. A ação integrada de marketing para promover a Méqui Box na casa mais vigiada do Brasil trouxe ótimos resultados nas redes sociais para a marca.>
Durante a noite o McDonald's conquistou seis dos dez assuntos mais comentados do Twitter, incluindo a primeira colocação, e a busca pelos termos McDonald's e Méqui Box no Google apresentaram aumento significativo. A ação foi desenvolvida pela agência DPZ&T, em parceria com a Globo.>
Tudo foi pensado para parecer que existia um McDonald´s dentro da casa, mas por conta da pandemia da covid-19, os planos precisaram ser alterados. “A ideia inicial foi abortada e resolvemos inverter a ordem, trazendo o clima da casa das pessoas para dentro do BBB. Se as pessoas estavam trancadas em casa pedindo McDonald´s no delivery, levamos o mesmo clima para dentro da casa do BBB”, revelou Branco.>
Para isso, uma cozinha estruturada foi construída ao lado do cenário do programa, com os equipamentos necessários para entregar produtos com o mesmo padrão dos restaurantes. 20 pessoas foram selecionadas especialmente para a ação e todos foram testados para garantir a segurança dos participantes, que usaram roupas temáticas.>
Durante a festa foi disponibilizado um QR Code que dava direito a um desconto especial para pedidos feitos na plataforma iFood. Com isso, o McDonald´s não só foi o assunto principal nas redes sociais, mas também travou o aplicativo com a quantidade de pedidos.>
Para trazer o espectador ainda mais para dentro da ação, no dia seguinte à festa, um domingo, a marca disponibilizou pares de meias exclusivas para quem pedisse a Méqui Box via iFood. Nos domingos seguintes, começaram as vendas de camisetas inspiradas nos produtos da marca e modelos de tapa olho.>
“Você não faz uma marca ser querida ou amada da noite para o dia participando de um programa de sucesso, ou colocando uma campanha no ar. A gente precisa conhecer muito nosso cliente e saber o que ele deseja,” explicou Branco.>
E qual o segredo para uma marca se manter bem-sucedida?>
“Você precisa ter uma estratégia de marca bem clara e o que você tem de superior em relação aos outros. Identificar seu público e depois buscar parcerias para entender a melhor forma de divulgar seu produto. Mas o mais importante é falar o tempo todo com seu cliente, de uma forma que ele reconheça você. Isso cria lembranças e mantém sua marca na mente do consumidor”, finaliza. >
Além da palestra com João Branco, a rádio Litoral promoveu também na sexta (25) um show ao vivo com a dupla Diego & Victor Hugo, a partir das 20h. A transmissão pôde ser vista também no youtube da rádio e na página especial do Recall Week. >
Autores de sucessos como “O Alvo” e "Sem contra indicação", parceria com Henrique & Juliano, e Bruno e Marrone, respectivamente, além de Wesley Safadão, a dupla é uma das mais ouvidas do Brasil e abriu os trabalhos do fim de semana com um show imperdível de quase 1h30 de duração.>
Formado em administração pela USP, tem 2 MBAs pela ESPM (Marketing) e FGV (Administração), além de ter estudado também em universidades internacionais. No Linkedin se apresenta como “um marketeiro obcecado em satisfazer os consumidores, apaixonado por números e boas ideias”.>
Além de liderar o time de marketing do McDonald’s, João Branco é colunista no UOL Economia e no Meio & Mensagem. Em 2020, se tornou palestrante da TEDx Talks, ao falar sobre empatia. >
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