> >
Projeto vencedor do Biguá plantou mais de meio milhão de árvores no ES

Projeto vencedor do Biguá plantou mais de meio milhão de árvores no ES

Vencedor do primeiro lugar na categoria “sociedade civil”, a iniciativa “Sustentabilidade na Prática” promove o reflorestamento em áreas degradadas do Espírito Santo

Publicado em 6 de junho de 2023 às 14:11

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Ecovila Bom Destino
Ecovila Bom Destino. (Nilton Broseguini)

O mundo ideal do futuro começa a ser construído hoje e isso só pode ser feito a partir de um olhar cuidadoso ao meio ambiente que nos cerca. O ambientalista Nilton Broseghini sabe disso como ninguém. Afinal, há mais de 30 anos, o profissional desenvolveu um projeto de reflorestamento no Espírito Santo. Chamado de “Sustentabilidade na Prática”, a iniciativa conquistou o primeiro lugar no Prêmio Biguá de Sustentabilidade, em 2022, na categoria “sociedade civil”.

Tudo começou entre amigos, mas ao longo dos anos o projeto cresceu e já conta com voluntários que também acreditam na importância do reflorestamento. Hoje, a iniciativa ultrapassa a marca de meio milhão de árvores plantadas à beira de estradas, rios, córregos, áreas degradadas e nascentes, em dezenas de municípios capixabas.

“Fiquei muito feliz por ter recebido um prêmio dessa importância porque é o reconhecimento de um projeto que venho desenvolvendo ao longo de mais de três décadas e me dedico diariamente para dar continuidade”, destaca Nilton Broseghini.

Além do reflorestamento e plantio de árvores em diferentes áreas no Espírito Santo, o projeto também promove a educação ambiental em escolas por meio de oficinas de produção de mudas e plantio de árvores frutíferas à beira das matas para dar comida aos animais.

Vale também destacar que o projeto ainda abrange outras ações como o plantio de árvores por mulheres grávidas e o plantio de Paus-Brasil. Isso porque a ideia é trazer destaque e aumentar o número de árvores plantadas, que seguem ameaçadas de extinção, um dos maiores símbolos da história do país.

Nilton Broseghini foi o vencedor da categoria “sociedade civil” no Prêmio Biguá Sustentabilidade, em 2022, e segundo o ambientalista, esse foi um dos maiores reconhecimentos que já teve.

Aspas de citação

Eu espero que o projeto Biguá continue abrindo espaço para divulgação e oportunidade para pessoas mostrarem novos projetos de relevância ao meio ambiente, pontua.

Nilton Broseghini
Ganhador Prêmio Biguá Sustentabilidade 2022
Aspas de citação

Prêmio Biguá Sustentabilidade

As inscrições para a edição 2023 do prêmio já estão abertas. As inscrições podem ser feitas até 29 de julho pelo site oficial, pelo WhatsApp (27) 99867-6477, pelas agências do Sicoob do seu município ou nas sedes da Rede Gazeta. Os documentos e as informações completas podem ser consultadas no edital do Prêmio Biguá.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais