> >
Mediação agiliza processos e é mais eficiente, afirma especialista

Mediação agiliza processos e é mais eficiente, afirma especialista

Com a sobrecarga do Judiciário, os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos são foco dos profissionais de Direito

Publicado em 24 de janeiro de 2020 às 18:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
17º Plantão da Cidadania, realizado na Praça Oito em Vitória. (Doctum/Divulgação)

Problemas fazem parte da vida. Às vezes, eles podem tomar proporções maiores e entrarem para o âmbito judicial. Contudo, procurar os direitos costuma ser caro e demorado.

Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2017, mais de 29 milhões de novos casos ingressaram na Justiça. No mesmo ano, foram gastos R$ 91 bilhões para movimentar processos.

Para diminuir a espera, surgiram os Métodos Alternativos de Solução de Conflitos, como a mediação. Para Juliana Gava Carlini, coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas (Nuprajur) da Faculdade Doctum, métodos alternativos de solução de conflitos são importantes por dois motivos. “Primeiro, para desafogar o Judiciário. Algumas causas podem ser resolvidas apenas com um acordo e ocupam o lugar e o tempo de outras que realmente precisam de um juiz. Segundo, para ajudar o cidadão. Devido à demora na resolução do litígio, muitas pessoas perdem o interesse no resultado da ação. Além disso, é muito mais efetivo quando ambas as partes conversam e chegam a um acordo do que quando alguém diz que o outro está errado e sentencia”, afirma.

Também em 2017, o Nuprajur moveu 335 processos de mediação e conciliação contra 166 processos litigiosos. Juliana Reali Dias, orientadora do núcleo, explana a importância de aprender a técnica ainda na faculdade. “Isso traz aos alunos uma experiência para quando formarem. Eles já estão preparados para essa exigência do mercado de trabalho.”

Juliana Carlini explica que a mediação é um método novo, e muitos advogados que já estão no mercado há mais tempo têm dificuldades em lidar com a mudança. Visando esse diferencial, a Doctum aplica o método já na graduação.

Juliana Reali Dias, orientadora do núcleo, ressalta a importância de se aprender a técnica ainda na faculdade. “Isso traz aos alunos uma experiência para quando se formarem. Eles já estão preparados para essa exigência do mercado de trabalho.”

Ação realizada no Mês do Advogado, em agosto de 2019. (Doctum/Divulgação)

Parceria

Desde 2007, a Doctum possui uma parceria com a Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho de Vitória (Semcid). Agora o foco será na mediação de conflitos.

Aspas de citação

Os estudantes vão atender, alcançar o que os clientes pretendem e mediar, tentando evitar o litígio judicial e fazer o acordo. A mediação vai ser homologada na Justiça. Os alunos acompanham todo o processo

explica Juliana
Cargo do Autor
Aspas de citação

O público-alvo são as comunidades carentes. Os atendimentos acontecem por meio da Casa do Cidadão. O advogado Márcio André Nascimento Rosa, que concluiu a graduação na instituição, participou de práticas de mediação durante o curso. Ele comenta sua experiência no Nuprajur. “Vejo o Núcleo de Práticas Jurídicas como a extensão dos braços da faculdade até as populações mais carentes. Vejo, ainda, como uma forma social de dar às comunidades acesso à Justiça”, destaca.

Inicialmente, todos os clientes serão encaminhados para o núcleo de mediação do Nuprajur. Caso uma das partes não concorde, o processo é encaminhado para o setor litigioso.

Atendimento

Para ser amparada pelo Nuprajur, a pessoa deve residir em Vitória, ter rendimento bruto igual ou inferior a 40% do limite máximo dos benefícios do Regime Geral da Previdência Social, hoje correspondente a R$ 2,4 mil. A causa também deve correr na justiça de Vitória e dentro das matérias de Direito da família, do consumidor e civil.

Serviço

Centro Integrado de Cidadania de Vitória - Casa do Cidadão

Bloco C, Térreo - Setor "VITÓRIACOLHE - Centro de Referência em Direitos Humanos"

Atendimento pessoal para o agendamento no Nuprajur

Horário: das 13h às 18h

Diretamente no Nuprajur Doctum de Vitória

Agendamento por telefone: 3331-3033

Horário de atendimento: de 2ª a 5ª feira, das 09h às 17h

Este vídeo pode te interessar

OBS.: será necessário informar CPF para o agendamento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais