> >
Alta tecnologia de simulações clínicas prepara alunos da área de saúde

Alta tecnologia de simulações clínicas prepara alunos da área de saúde

Sistema implantado em manequins simula fielmente os sinais vitais do corpo humano, permitindo que os estudantes vivenciem e solucionem diversos quadros clínicos

Publicado em 23 de maio de 2019 às 21:53

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

A teoria e a prática precisam caminhar juntas no dia a dia acadêmico. Para que a inserção dos estudantes de medicina e de enfermagem no mercado de trabalho seja eficaz, a modernidade da rotina não pode ficar de fora do processo. Na Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), a experimentação da realidade se dá por meio das disciplinas que agregam conhecimento para o futuro profissional.

Inaugurado em 2014, o Centro de Habilidades e Simulação da instituição (Vitoria Grand Tech) possui metodologia inovadora de treinamento, e conta com uma equipe de professores capacitados, equipamentos de ponta e cenários realísticos. “A alta tecnologia é usada a nosso favor. Temos simuladores que imitam os sinais vitais, sons e ruídos, que podem traduzir algumas situações de agravamento da saúde dos pacientes”, conta Simone Duarte, gerente da clínica.

O Centro de Habilidades e Simulação da instituição (Vitoria Grand Tech) possui metodologia inovadora de treinamento, e conta com uma equipe de professores capacitados, equipamentos de ponta e cenários realísticos. (Emescam)

Qualidade high-tech

Com alta fidelidade, os manequins do espaço são bastante parecidos com os seres humanos, ao representarem os sinais vitais com veracidade. "Esses bonecos falam o que estão sentindo e respiram. Também possuem pressão arterial, saturação de oxigênio e frequência cardíaca. Além disso, permitem a reprodução da pluralidade de quadros clínicos", aponta Simone. As aulas são filmadas por câmeras que giram 360 graus e podem ser transmitidas em tempo real ou gravadas.

Segundo ela, a representação das situações cotidianas e das adversidades interfere diretamente na qualidade e na segurança da atuação dos futuros profissionais. “Essa simulação realística faz parte de uma possibilidade de ensino que engloba não somente as habilidades técnicas, mas o gerenciamento de crises, liderança, trabalho em equipe, raciocínio clínico em momentos críticos”, acrescenta Simone.

Selo internacional

A Emescam é a única instituição do Espírito Santo que possui parceria com a Associação Americana do Coração (American Heart Association). Sediada nos Estados Unidos, a organização sem fins lucrativos é responsável pela publicação científica de Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que é a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos EUA e em todo o mundo.

No último ano, o centro de simulação recebeu quase 16,5 mil pessoas. Mensalmente, cerca de 1,4 mil alunos frequentam o local. Além da agenda com o corpo discente, os treinamentos do Centro de Habilidades e Simulação incluem o setor empresarial, os profissionais que atuam na área de saúde e a comunidade. "Também marcamos

presença nas escolas públicas e nas praias. Recebemos com frequência a solicitação para ministrarmos, principalmente, cursos de primeiros socorros em eventos diversos.

A Emescam é a única instituição do Espírito Santo que possui parceria com a Associação Americana do Coração (American Heart Association). (Emescam)

Serviço - Centro de Habilidades e Simulação Emescam

Endereço: Rua Doutor João Carlos de Souza, sem número - Santa Luiza, Vitória/ES

Telefone: (27) 3334-3551

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais