> >
À espera de tufão, Tóquio-2020 adia provas de remo e arco

À espera de tufão, Tóquio-2020 adia provas de remo e arco

Tóquio se prepara para a possibilidade de receber o Nepartak nas próximas horas e decidiu realizar mudanças na organização das competições

Publicado em 26 de julho de 2021 às 23:15

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
À espera de tufão, Tóquio-2020 adia provas de remo e arco
O remo acabou sendo adiado por conta do tufão Nepartak. (Divulgação/COB)

A capital japonesa se prepara para a possibilidade de receber o Nepartak, um tufão, nas próximas horas. Por conta disso, a organização das Olimpíadas de Tóquio 2020 tratou de realizar algumas mudanças nos jogos.

O surfe foi adiantado e deverá ter as finais ainda nesta terça-feira (27). As provas de remo e arco, por outro lado, foram adiadas para o dia 28. Essa decisão interfere a participação de brasileiros no arco e vela.

No arco, dois atletas terão que esperar mais um pouco para desfilar suas habilidades. Marcus Vinícius vai enfrentar o britânico Patrick Huston, pelo individual masculino, na madrugada do dia 28, por volta das 1h24 (de Brasília). Já Ane Marcelle terá que esperar ainda mais. Ela encara a mexicana Ana Vazquez às 5h57 (de Brasília) do dia 29 pelo individual feminino.

À espera de tufão, Tóquio-2020 adia provas de remo e arco
O arco foi outra modalidade adiada por conta do tufão. (Divulgação/COB)

No remo, Lucas Verthein viu sua prova de semifinal do remo skiff simples masculino ser adiada para às 23h (de Brasília) do dia 28. Nas quartas de final, ele teve grande desempenho e ficou atrás apenas do alemão Oliver Zeidler, campeão mundial de 2019 e principal favorito.

De acordo com o serviço meteorológico japonês, a tendência é que o Nepartak não passe pela cidade de Tóquio, sede principal dos jogos. Porém, só a proximidade desse fenômeno já gera alterações na natureza, o que impede a disputa de algumas modalidades.

O surfe, por exemplo, teve a disputa adiada porque a previsão é de ondas pequenas após a passagem dos ventos. Assim, a expectativa é que tudo seja resolvido nesta terça, ainda no início da madrugada no Brasil.

Fortes rajadas de ventos são esperadas e deixam às águas impraticáveis para a disputa do remo, segundo disse a organizações dos Jogos, o que motivou o adiamento. É a mesma justificativa para a não realização do arco, em local aberto e que teria clara influência do vento.

A cidade de Tóquio está sob alerta amarelo para tempestades, o mais baixo na escala do país. A temporada de tufões no Japão geralmente começa em maio e termina em outubro.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais