> >
UE: AstraZeneca pede autorização para uso emergencial de vacina

UE: AstraZeneca pede autorização para uso emergencial de vacina

A AstraZeneca já conseguiu autorização de uso emergencial no Reino Unido e aguarda decisão semelhante no Brasil, após pedido feito pela Fiocruz junto à Anvisa

Publicado em 12 de janeiro de 2021 às 10:43- Atualizado Data inválida

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
AstraZeneca está no estágio final de desenvolvimento de uma vacina considerada líder contra a Covid-19
Se autorizada, a vacina AstraZeneca/Oxford será a terceira em aplicação na UE. (Adriana Toffetti/A7 Press/Folhapress)

A farmacêutica AstraZeneca pediu à Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), a "Anvisa da União Europeia", autorização para uso emergencial da vacina contra a Covid-19 que desenvolve em parceria com a Universidade de Oxford. O órgão regulador confirmou nesta terça-feira (12), o recebimento da documentação e informou que deve publicar um parecer até o próximo dia 29.

Se autorizada, a vacina AstraZeneca/Oxford será a terceira em aplicação na UE. As doses desenvolvidas pela Moderna e pela Pfizer em parceria com a BioNTech já estão sendo aplicadas na população europeia.

A AstraZeneca já conseguiu autorização de uso emergencial no Reino Unido e aguarda decisão semelhante no Brasil, após pedido feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) junto à Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina contra o novo coronavírus desenvolvido pelo laboratório britânico em parceria com a Universidade de Oxford é a principal aposta do ministério da Saúde para imunizar a população brasileira.

Em nota, a EMA afirmou que o profilático só será aprovado caso os dados apresentados sobre qualidade, segurança e eficácia sejam "robustos e completos", e que o processo de avaliação das informações já foi iniciado. O órgão cita evidências positivas a partir de testes em andamento em Brasil, Reino Unido e África do Sul.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais