Sair
Assine
Entrar

Recuperar senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

Cadastrar nova senha

Já tem uma conta?

Acesse aqui

  • Início
  • Mundo
  • Trump anuncia novas tarifas sobre medicamentos, caminhões e móveis
Mundo

Trump anuncia novas tarifas sobre medicamentos, caminhões e móveis

Medicamentos serão submetidos a tarifas de 100% a partir da próxima semana, conforme anúncio feito pelo presidente americano em sua rede social.

Publicado em 26 de Setembro de 2025 às 00:32

BBC News Brasil

Publicado em 

26 set 2025 às 00:32
Imagem BBC Brasil
Medidas foram anunciadas pelo presidente americano em sua rede social Crédito: Getty Images
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova onda de tarifas na noite de quinta-feira (25/9) com vigência prevista a partir do próximo dia 1º de outubro.
Entre os produtos que serão taxadas estão medicamentos, alvo de alíquotas de 100%, armários de cozinha e banheiro (50%), mobiliários estofados (30%) e caminhões pesados (25%).
A medida foi comunicada por Trump em três posts compartilhados em seu perfil na Truth Social, sua rede social, a despeito dos apelos feitos por empresas americanas para que a Casa Branca não impusesse mais tarifas a importações.
"A razão para isso é a 'INUNDAÇÃO' em larga escala desses produtos nos Estados Unidos por outros países", escreveu o republicano ao falar sobre os produtos da indústria moveleira.
As novas taxas sobre armários de cozinha e banheiro e mobiliário estofado, segundo ele, foram uma resposta aos níveis elevados de importação desses produtos, o que, na visão do presidente americano, estaria prejudicamento fabricantes nacionais.
No caso de remédios, Trump ressalvou que farmacêuticas que estivessem construindo fábricas em solo americano estariam isentas da taxação.
A tarifa sobre caminhões pesados, por sua vez, ​​teria como objetivo resguardar fabricantes americanos da "concorrência externa desleal" e ajudaria a impulsionar empresas locais como Peterbilt e Mack Trucks.
Essas empresas "estarão protegidas do ataque de interrupções externas", escreveu Trump.
Em um documento publicado em maio, a Câmara de Comércio dos EUA chegou a desaconselhar a Casa Branca quanto à imposição de tarifas sobre caminhões, argumentando que muitas peças usadas na produção desses veículos são provenientes "em sua grande maioria" de locais como México, Canadá, Alemanha, Finlândia e Japão.
Esses países, segundo a organização, são "aliados ou parceiros próximos dos EUA, não representando nenhuma ameaça à segurança nacional".
México e Canadá estão entre os maiores fornecedores de peças para caminhões médios e pesados para a indústria americana, respondendo por mais da metade do total das importações dos EUA no setor no ano passado, ainda conforme a análise.
O relatório alertava que seria "impraticável" esperar que muitas dessas peças passassem a ser negociados por fornecedores locais, com a possibilidade de aumento de custos para o setor.
Trump anunciou em julho tarifas abrangentes sobre os produtos exportados por mais de 90 países aos EUA. A política protecionista foi uma promessa de campanha do republicano, que acredita que ela seja um caminho para impulsionar a geração de empregos e a indústria americana.
As novas tarifas favorecem os produtores nacionais, mas são "terríveis" para os consumidores, já que provavelmente virão acompanhadas de aumento de preços, avalia a especialista em comércio Deborah Elms, da empresa de pesquisa Hinrich Foundation.
Do ponto de vista da gestão Trump, Elms pondera que a taxação de produtos de setores específicos podem servir como uma espécie de plano B do governo para garantir a arrecadação, já que o tarifaço mais amplo sobre parceiros comerciais dos EUA tem sido questionado por diversas empresas e entidades na Justiça americana.

Este vídeo pode te interessar

Viu algum erro?
Fale com a redação
Informar erro!

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Fale com a gente

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

Saiba mais

Recomendado para você

Unidade da Audionova inaugurada em 2024 em São Paulo
Multinacional suíça anuncia compra de empresa capixaba
Imagem de destaque
Os próximos passos do terminal de contêineres HGT Aracruz, no Porto da Imetame
Imagem de destaque
Horóscopo do dia: previsão para os 12 signos em 13/06/2026

© 1996 - 2024 A Gazeta. Todos os direitos reservados