> >
Taleban rejeita proposta do Afeganistão para libertação de prisioneiros

Taleban rejeita proposta do Afeganistão para libertação de prisioneiros

Porta-voz do Taleban, Suhail Shaheen declarou que o grupo não iniciará um cessar-fogo sem a liberação dos presos.

Publicado em 11 de março de 2020 às 15:07

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Confrontos voltaram a acontecer no país com baixas para as tropas fiéis ao governo e do Taleban. (Pixabay )

O grupo rebelde Taleban rejeitou nesta quarta-feira, 11, a oferta do governo do Afeganistão para libertar aos poucos os 5 mil prisioneiros insurgentes. A libertação dos rebeldes é um ponto-chave para as negociações de paz no país.

Porta-voz do Taleban, Suhail Shaheen declarou que o grupo não iniciará um cessar-fogo sem a liberação dos presos.

"Os 5 mil prisioneiros devem ser libertados ao mesmo tempo", disse Shaheen, admitindo que ainda serão necessárias negociações sobre a questão.

As negociações entre os insurgentes e o governo de Cabul deveriam ter começado na terça-feira, 10, mas foram adiadas por falta de acordo entre as partes sobre a questão dos presos.

PONTO DE DISCÓRDIA 

A libertação dos prisioneiros foi um dos pontos mais polêmicos do acordo assinado pelos Estados Unidos com os insurgentes no fim do mês passado. Um dia após a assinatura do acordo, o presidente do Afeganistão, Ashraf Ghani, afirmou que não libertaria prisioneiros do Taleban antes das discussões sobre compartilhamento de poder no país. Confrontos voltaram a acontecer no país com baixas para as tropas fiéis ao governo e do Taleban. (Com agências internacionais)

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais