> >
Pacote de ajuda econômica 'seria um bom começo' e 'não é suficiente', diz Biden

Pacote de ajuda econômica "seria um bom começo" e "não é suficiente", diz Biden

Biden afirmou que o projeto de lei de ajuda econômica deve ser aprovado e que ele terá de pedir recursos novamente quando assumir o cargo

Publicado em 4 de dezembro de 2020 às 12:54

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Joe Biden alcançou os votos necessários para ser declarado presidente dos Estados Unidos
Joe Biden disse que  já conversou com vários senadores republicanos sobre questões-chave do seu governo. (Reuters/Folhapress)

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, disse que o pacote de estímulos de US$ 900 bilhões, em negociação no Senado americano, "não é suficiente", embora vá ajudar os norte-americanos necessitados durante a pandemia da Covid-19. "Isso seria um bom começo. Não é suficiente. É necessário e eles (parlamentares) devem se concentrar nas coisas que são imediatamente necessárias", disse Biden, em entrevista à CNN, a primeira após ter sido eleito presidente do país.

Biden afirmou que o projeto de lei de ajuda econômica deve ser aprovado e que ele terá de pedir recursos novamente quando assumir o cargo. "Eu acho que deveria ser aprovado. Vou ter que pedir mais para fazer as coisas", apontou. Além da crise do novo coronavírus, Biden elencou a crise econômica, desigualdade racial e as mudanças climáticas como outras três crises que afetam o país.

O presidente eleito acrescentou que já conversou com vários senadores republicanos sobre questões-chave do seu governo e reconheceu que o trabalho de aprovação de projetos e leis "será difícil". "Vai ser difícil. Mas estou confiante de que nas questões que afetam a segurança nacional e a necessidade econômica fundamental de manter as pessoas empregadas, de recuperar a economia, há muito espaço para trabalhar", completou.

Sobre a transição com o governo de Donald Trump, Biden afirmou que considera que o atual presidente deveria comparecer à sua posse, em 20 de janeiro, porque mostraria uma transferência pacífica. "O protocolo de transferência de poder, acho eu, é importante. Mas a decisão é totalmente dele, e não tem nenhuma consequência pessoal para mim", disse.

Biden também se disse preocupado com os boatos de que Trump concederá perdões preventivos à sua família. "Isso me preocupa em termos de que tipo de precedente ele estabelece e como o resto do mundo nos vê como uma nação de leis e justiça", afirmou. Segundo o democrata, o Departamento de Justiça da sua administração vai atuar "de forma independente nessas questões" e também em como responder aos indultos concedidos por Trump.

O presidente eleito dos Estados Unidos ainda não anunciou o nome de quem chefiará o Departamento de Justiça de sua gestão - cargo equivalente a Procurador da República. Quanto aos demais nomes de seu governo, Biden voltou a afirmar que seu gabinete "vai se parecer com o país", em referência à diversificação étnico-racial.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais