> >
EUA oferecem visto a médicos e enfermeiros

EUA oferecem visto a médicos e enfermeiros

Não ficou claro, no entanto, se o governo americano estava passando na frente na fila de vistos as pessoas com capacidade para atender pacientes contaminados com o coronavírus

Publicado em 28 de março de 2020 às 08:37

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Embaixada dos EUA pede aos seus cidadãos que abandonem o Iraque
EUA oferecem visto a médicos e enfermeiros por causa do Covid-19. (Pixabay)

O Departamento de Estado dos EUA publicou em seu site e no Twitter uma oferta encorajando a contratação de médicos e enfermeiros "que buscam trabalho no EUA ou querem trocar o visto de visitante, principalmente os que estão lidando com a pandemia de coronavírus".

O anúncio indica que os profissionais que já estão nos EUA com esse tipo de visto podem falar com as autoridades sobre a possibilidade de estendê-los. A notícia provocou o temor de que os EUA estejam tentando tirar médicos de países que já estão sofrendo com a pandemia do coronavírus e poderiam ficar sem mão de obra qualificada em um momento de extrema necessidade.

O serviço de vistos nas embaixadas americanas no mundo todo foi suspenso no dia 20 e a maioria das sedes diplomáticas dispensou seus funcionários. Em outra mensagem, divulgada na quinta-feira, o Departamento de Estado anunciou a realização de entrevistas pessoais para vistos H-2 (que incluem médicos).

O Departamento de Estado esclareceu ontem que o pedido se aplica somente aos indivíduos que já têm "certificado de elegibilidade" para seus vistos - e não era um meio para convidar outras pessoas a solicitar o visto. Não ficou claro, no entanto, se o governo americano estava passando na frente na fila de vistos as pessoas com capacidade para atender pacientes contaminados com o coronavírus.

O anúncio inicial provocou revolta nas mídias sociais, entre pessoas do mundo todo, que acusaram o governo dos EUA de promover uma potencial debandada de médicos e enfermeiros de países com sistemas de saúde mais fracos. Outros analistas destacaram o quão difícil é obter esse tipo de permissão. Isso às vezes pode levar anos para ser aprovado, pois as regras podem ser mudadas drasticamente em momentos de crise.

Este vídeo pode te interessar

Equipamento. Ontem, a pandemia avançou mais nos EUA, que romperam a barreira dos 100 mil infectados. O presidente Donald Trump pediu às montadoras Ford e General Motors que comecem "imediatamente" a produzir respiradores para responder à disparada da demanda. As primeiras unidades estarão disponíveis a partir de abril, disseram a General Motors e a Ventec Life Systems, em comunicado. (Com agências internacionais)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais