> >
Ditador do Turcomenistão proíbe o uso da palavra coronavírus no país

Ditador do Turcomenistão proíbe o uso da palavra coronavírus no país

A medida implementada pelo ditador Gurbanguly Berdymukhamedov vale tanto para publicações oficiais como para a imprensa independente e até mesmo para indivíduos

Publicado em 31 de março de 2020 às 14:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Gurbanguly Berdymukhammedov, presidente do Turcomenistão
Gurbanguly Berdymukhammedov, presidente do Turcomenistão. (Pixabay)

A atual pandemia de coronavírus já contaminou mais de 800 mil pessoas no mundo e deixou 39 mil mortos, mas no Turcomenistão o problema não existe –pelo menos, segundo a versão oficial.

Nesta terça-feira (31), o ditador Gurbanguly Berdymukhamedov baniu o uso da palavra coronavírus no país.

A proibição vale tanto para publicações oficiais como para a imprensa independente -que quase não existe no país- e até mesmo para indivíduos.

A polícia pode prender, por exemplo, qualquer pessoa que use a palavra em algum local público, mesmo que seja apenas durante uma conversa com amigos.

Berdymukhamedov, 62, comanda o país desde 2007 e já tinha banido o uso de outras palavras da imprensa oficial, incluindo "problema".

Conhecido por suas excentricidades, o ditador era o dentista de seu antecessor no cargo, que o chamou para ministro da Saúde antes de morrer, em 2006.

Ele tem uma verdadeira obsessão por cavalos, a ponto de decorar todo seu gabinete com motivos equinos, e adora videoclipes com estética dos anos 1980 e 1990 -a ponto de estrelar vários vídeos que imitam esse período.

Localizado na Ásia Central, o Turcomenistão é um ex-integrante da União Soviética e um dos países mais fechados do planeta, sendo muitas vezes comparado à Coreia do Norte.

O país é o último colocado no ranking de liberdade de imprensa feito pela ONG Repórteres Sem Fronteiras e o penúltimo no ranking de liberdade global feito pela Freedom House, entidade com sede em Washington.

Organizações de direitos humanos já denunciaram o regime de Berdymukhamedov pelo desaparecimento de dissidentes e por fraudes eleitorais -na sua última reeleição, em 2017, ele recebeu 97.69% dos votos.

A internet no país também é controlada e o acesso a sites independentes é proibido. Além disso, a entrada de estrangeiros é bastante restrita.

Assim, ninguém sabe ao certo se os dados divulgados pelo regime, de que não há nenhum caso confirmado de coronavírus no Turcomenistão, de fato estão certos.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais