> >
Brasil tenta vaga em voo humanitário para resgatar 2 brasileiros do Afeganistão

Brasil tenta vaga em voo humanitário para resgatar 2 brasileiros do Afeganistão

O governo brasileiro busca vaga em voos humanitários para resgatar dois cidadãos que estão no Afeganistão e pediram apoio para deixar o país após a tomada do poder pelo Talibã

Publicado em 20 de agosto de 2021 às 09:13

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília
Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em Brasília. (Reprodução/Divulgação)

O governo brasileiro busca vaga em voos humanitários para resgatar dois cidadãos que estão no Afeganistão e pediram apoio para deixar o país após a tomada do poder pelo Talibã.

A gestão para a retirada dos brasileiros está sendo feita pelo Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com interlocutores, que falaram sob condição de anonimato, seis brasileiros fizeram contato com a área consular do Itamaraty e disseram estar no Afeganistão. Desse total, dois pediram ajuda para deixar o país.

O grupo é composto majoritariamente por pessoas que têm vínculos familiares no Afeganistão e que não chegaram à região recentemente.

A conquista do poder local pelo Talibã, consolidada com a tomada da capital, Cabul, no domingo (15), gerou cenas de caos, com EUA e outros governos ocidentais correndo para repatriar diplomatas e cidadãos.

Milhares de afegãos que colaboraram com essas nações e temem o novo regime do grupo fundamentalista também se amontoaram no aeroporto em busca de sair do país — em episódios que resultaram em mortos e feridos.

Na segunda (16), o governo Jair Bolsonaro havia divulgado uma nota na qual expressou "profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos" em razão da conquista de poder pelo Talibã.

No comunicado, a pasta informou que não tinha registro de brasileiros morando ou em trânsito no Afeganistão. O Brasil não tem embaixada no país hoje. A missão diplomática responsável por tratar de temas relacionados ao Afeganistão é a de Islamabad (Paquistão).

Nesta quinta (19), a Folha mostrou que o Brasil facilitou o processo de pedido de refúgio para afegãos que queiram vir ao país fugindo do grupo fundamentalista e estuda conceder visto humanitário para pessoas dessa nacionalidade, a exemplo do que fez com os sírios que fogem da guerra civil.

Hoje, são poucos os refugiados afegãos em território brasileiro: 162 já reconhecidos e 49 processos em andamento, segundo dados atualizados do Ministério da Justiça. Espera-se agora um aumento no número de pessoas que saem do Afeganistão, e o Brasil pode ser uma opção a algumas delas, especialmente às que já têm familiares ou conhecidos por aqui.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais