> >
Salão de Milão 2021 mostra as tendências mundiais de motocicletas

Salão de Milão 2021 mostra as tendências mundiais de motocicletas

O governo italiano reabriu as vitrines do futuro para novos produtos, tendências e oportunidade de negócios

Publicado em 9 de dezembro de 2021 às 15:13

Ícone - Tempo de Leitura 5min de leitura
eicma
Em função de sua capacidade de apresentar novas possibilidades em termos de uso, tecnologia e design, o evento também é um grande balcão de negócios, que reúne empresários e aficionados de várias partes do mundo. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

O EICMA 2021 – a maior feira de motos do mundo –, também conhecido como Salão de Milão, aconteceu na maior cidade do norte da Itália na última semana de novembro e marcou a retomada do setor de duas rodas, que teve os seus principais eventos cancelados por conta da pandemia do novo coronavírus.

Em 2020, o salão italiano havia sido cancelado em virtude da Covid-19. Em função de sua capacidade de apresentar novas possibilidades em termos de uso, tecnologia e design, o evento também é um grande balcão de negócios, que reúne empresários e aficionados de várias partes do mundo. Apesar da preocupação com o recente recrudescimento da pandemia – que deixou de fora marcas como a italiana Ducati, a alemã BMW, a austríaca KTM e a norte-americana Harley-Davidson –, o governo italiano, por meio de seus ministérios e autarquias, e a indústria local, capitaneada pela Cofindustria e Ancma, resolveram assumir os riscos e se desdobraram para reabrir as vitrines do futuro para novos produtos, tendências e oportunidade de negócios.

HONDA

honda
Compacta e focada no mototurismo, a nova moto marca o retorno da montadora nipônica ao segmento Sport-Touring. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

Em um dos maiores estandes do Salão de Motos de Milão, a Honda trouxe artilharia pesada em todos segmentos e estilos, das pequenas CUBs até a Gold Wing e seu motor de seis canecos de mais de 1.800 cc. Destaques para a scooter ADV 350 e a NT 1100, crossover que compartilha boa parte de sua mecânica com a bigtrail CRF 1100L Africa Twin. Compacta e focada no mototurismo, a nova moto marca o retorno da montadora nipônica ao segmento Sport-Touring.

A NT 1100 recebeu modificações no motor para se adequar a utilização estradeira e urbana, como mudanças no gerenciamento eletrônico e na configuração do comando de válvulas. Seu bicilíndrico em linha, de 1.984 cc, entrega 101 cavalos de potência e torque de 10,2 kgfm. Será vendida em duas versões de transmissão: convencional de 6 marchas ou o automatizado DCT. Já a ADV 350 parece a ADV 150, porém, “anabolizada”, mais sóbria e toda facetada como a “irmã” maior X-ADV 750. O motor da nova scooter aventureira da Honda tem 330 cc, que gera 29 cavalos de potência e três quilos de torque.

YAMAHA

yamaha
A moto musculosa MT-10 SP é considerada a maior e mais potente naked da Yamaha. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

Nesta edição do EICMA, a marca dos três diapasões – campeã mundial na MotoGP – ampliou sua área de exposição para dar mais espaço para motos e, consequentemente, mais segurança aos aficionados. Era o único estande da feira a medir a temperatura dos visitantes que entravam no espaço.

A marca também trouxe para Milão muita diversidade de estilos: da hyper naked MT-10 SP até a Ténéré 700 Rally Edition, passando pelas neo-retrôs XRS 700. A moto que tem mais chance de chegar ao Brasil é a musculosa MT-10 SP, considerada a maior e mais potente naked da Yamaha. Derivado da superdesportiva YZF-R1, o motor tetracilíndrico em linha da nova MT-10 SP gera 165 cavalos de potência máxima e 11 kgfm de torque. Outro diferencial dessa radical naked é o conjunto de suspensões eletrônicas semiativas, da grife Öhlins. Seria injusto deixar de destacar a R1 GYTR VR46 Tribute, uma belíssima homenagem da Yamaha ao piloto italiano Valentino Rossi, o maior campeão em duas rodas de todos os tempos, que acabou de se aposentar.

KAWASAKI

kawasaki
O modelo RS resgata o design atemporal que lembra a clássica Z1 do início da década de 70, porém, equipada com a tecnologia mais recente da Kawasaki. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

A montadora nipônica fez apresentações simultâneas na Itália e no Brasil, caso específico das Z900 Special Edition e da Z650 RS. As motos estrearam mundialmente no EICMA e já foram vistas pelo público brasileiro durante o Festival 2021, que aconteceu em novembro no Autódromo de Interlagos. Atualmente, o mercado das clássicas modernas está crescendo em todo o mundo. A “Kawa” sentiu isso com a boa repercussão da Z900 RS/Cafe.

Com design arrebatador e boa dose de eletrônica embarcada, a “cafezinha verde” deve atrair muitos motociclistas no Brasil e ao redor do planeta. O modelo RS resgata o design atemporal que lembra a clássica Z1 do início da década de 70, porém, equipada com a tecnologia mais recente da Kawasaki. O motor é um dois cilindros em linha, 649 cc, que gera 68 cavalos de potência, com transmissão de 6 velocidades. Em termos de segurança, a retrô conta com sistema de freios ABS de dois canais. A marca apresentou também em Milão as novas versões das Sport-Tourings Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE.

SUZUKI

suzuki
A GSX-S1000 e a GSX-S10000 GT – da linha Sport-Touring – evoluíram em termos de potência, equipamentos e pacote eletrônico, sendo destaques no estande da centenária Suzuki. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

No estande da centenária Suzuki, alguns modelos chamam a atenção dos “tiffosi” de plantão. Entre elas, a GSX-S1000 e a GSX-S10000 GT – da linha Sport-Touring –, que evoluíram em termos de potência, equipamentos e pacote eletrônico. Isso sem falar no design adotado pela Suzuki que a cada dia está mais refinado. Destaque para a radical naked Katana e para a lendária Hayabusa.

TRIUMPH

Triumph
De estilo e comportamento esportivo, a Speed Triple 1200 RR promete aliar design arrebatador e alta performance. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

No belo estande da marca inglesa, três modelos chamavam a atenção dos visitantes: a Speed Triple 1200 RR, com carenagem retrô, a Tiger Sport 660 e o protótipo da Tiger 1200, que passa pelos últimos acertos. De estilo e comportamento esportivo, a Speed Triple 1200 RR promete aliar design arrebatador e alta performance.

A super naked inglesa está equipada com um motor de três cilindros, 1.160 cc, que desenvolve 180 cavalos de potência e oferece mais de 12 quilos de torque. Para o piloto usufruir de toda essa cavalaria, a marca equipou a RR com “quickshift” bidirecional e um completo pacote eletrônico: modos de pilotagem, controle de tração, suspensão semiativa e ABS em curva. O painel de TFT colorido oferece múltiplas funções e ajustes feitos diretamente na tela. A Tiger Sport 660, que apresenta o mesmo motor de três cilindros de 81 cavalos da Trident 660, já no Brasil, é uma moto para quem quer conforto e simplicidade na “tocada”. Já a Tiger 1200, a nova bigtrail de Hinckley, chegará completamente repaginada, com carenagem com desenhos mais agressivos e corpo mais compacto.

ROYAL ENFIELD

ROYAL ENFIELD
Em Milão, a Royal  a SG650 Concept que servirá de base para a nova Super Meteor 650 conta com um conjunto óptico em alumínio polido fluindo ao gráfico digital futurista no tanque. (Aldo Tizzani/Minuto Motor)

Recentemente, a marca anglo-indiana lançou no mercado mundial a Meteor 350. Totalmente novo, o modelo de entrada da marca é sucesso de vendas em vários mercados, inclusive no Brasil. Em seu estande no EICMA, a Royal Enfield apresentou também a Classic 350, que utiliza a mesma base mecânica e ciclística da sua “irmã” Meteor, porém, com todas suas características tradicionais de desenho.

A nova Classic 350 deve chegar ao Brasil no primeiro semestre de 2022. Em Milão, a Royal apresentou ainda a SG650 Concept que servirá de base para a nova Super Meteor 650. O conceito-chave de transição é transmitido por toda a motocicleta, desde a escolha dos acabamentos estéticos até os materiais utilizados. Do conjunto óptico em alumínio polido fluindo ao gráfico digital futurista no tanque.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais