Publicado em 19 de fevereiro de 2024 às 18:39
A Renault abriu nesta segunda-feira (19) a pré-venda do Kardian, que chega disponível em três versões de acabamento: Evolution, Techno e Première Edition, com preços a partir de R$ 112.790. Todas trazem o novo motor 1.0 turbo TCe de 125 cv com 22,43 kgfm combinado ao câmbio automático EDC (Efficient Dual Clutch). >
O SUV compacto é o primeiro veículo do International Game Plan 2027, o plano estratégico da marca para os mercados internacionais, apresentado em outubro, pelo CEO da Renault, Fabrice Cambolive. O Kardian é também o primeiro veículo produzido no país que traz a nova identidade com o logo “Nouvel R” e a nova assinatura luminosa da montadora.>
Neste primeiro momento, os clientes comprarão um RPass, que dará acesso à reserva do modelo, com o preço especial de pré-venda. O RPass será adquirido por R$ 1.000 e esse valor pago será descontado no preço final do carro, na efetivação do pedido.>
Outros benefícios do RPass para os 100 primeiros compradores são o convite para o evento exclusivo de lançamento e um kit merchandising do Kardian. >
>
São duas etapas de compra do RPass: nesta segunda somente para os clientes do clube My Kardian Now, e a partir de terça (20), às 15h, abertura ao público geral. Os pedidos podem ser feitos no site prevenda.kardian.renault.com.br/r-pass com sinal de R$ 1.000. O carro será entregue a partir do final de março.>
“O Brasil é o primeiro polo produtivo no mundo do completamente novo Kardian, que é o primeiro veículo do plano estratégico International Game Plan 2027. No ano passado, as vendas da Renault no país conquistaram o TOP 3 entre todos os países onde a Renault está presente, com mais de 126 mil emplacamentos, e isso demonstra a importância do Brasil para o Grupo Renault”, explica Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil.>
O Kardian inaugura uma nova plataforma modular da marca, que vai permitir desenvolver vários outros modelos como o novo SUV do segmento C, anunciado em dezembro e que será produzido no Brasil em 2024.>
O modelo vem renovado por dentro e sob o capô. O motor turbo TCe 1.0 de três cilindros entrega 125 cv de potência e 22,43 kgfm de torque com etanol, apresentado como o maior do segmento. >
O câmbio automático EDC agiliza a troca das marchas sem interrupção no torque, graças ao trabalho simultâneo das duas embreagens, favorecendo o conforto e a reatividade ao dirigir. As marchas também podem ser trocadas manualmente usando as paletas do câmbio tipo borboleta, localizado atrás do volante.>
A tecnologia de dupla embreagem úmida otimiza o resfriamento das embreagens e aumenta a vida útil do câmbio, que é o mesmo utilizado nos modelos Renault na Europa.>
Com um comprimento de 4,12m (1,75m de largura e 1,60m de altura), o Kardian está posicionado no segmento B, ideal para um uso na cidade, enquanto as rodas de 17 polegadas, a distância entre-eixos (2,60 metros), considerada a maior do segmento, e os respectivos ângulos de ataque e saída de 20° e 36° fazem dele um veículo versátil também para outros trajetos.>
Com uma silhueta compacta, os traços característicos dos SUVs são identificados nas barras de teto, no capô horizontal esculpido ou ainda no para-choque reforçado pelos protetores na parte inferior dos para-choques na cor cinza acetinado. Na traseira, o teto recurvado e o vidro traseiro inclinado conferem dinamismo à silhueta, enquanto os ombros mais marcados dão uma sensação de maior robustez ao veículo. >
Esta distância entre eixos mais longa permite também maximizar o espaço interno, principalmente para os ocupantes dos lugares traseiros. Já o volume do porta-malas é 410 litros.>
Um dos diferenciais do Kardian são as barras de teto: montadas no sentido longitudinal, elas podem ser transformadas em barras transversais. Com o auxílio de uma ferramenta específica, a mudança da posição se torna uma tarefa bastante simples. Estas barras podem suportar até 80 quilos de carga e são apresentadas em um tom de cinza prateado, a mesma cor dos protetores dianteiro e traseiro do cárter.>
O interior do SUV foi pensado para uma experiência a bordo que alia modernidade e tecnologia, com um design emocional. O console tem uma capacidade de 8 litros para a armazenagem de objetos, integrando um apoio de braço e quatro entradas USB (duas na frente e duas para os passageiros traseiros). Ele também oferece um espaço dedicado ao smartphone, com sistema de recarga por indução.>
O modelo é equipado com uma alavanca de marchas do tipo “e-shifter” (sem cabo mecânico), acionada por meio de um simples toque na manopla de comando. O formato de joystick é inspirado no universo dos videogames, favorecendo uma utilização fluida e intuitiva que dá um toque ainda mais tecnológico à cabine.>
Com design flutuante, a tela multimídia tem 8 polegadas, com sistema compatível com Android Auto e Apple CarPlay via conexão com ou sem fio, permitindo que os aplicativos de condução e entretenimento do smartphone sejam utilizados diretamente na tela.>
Outro diferencial do modelo é o sistema MULTI-SENSE. Com ele, o comportamento e o ambiente à bordo do veículo mudam de acordo com a vontade do condutor, que pode escolher entre três modos de condução: Eco, Sport e MySense. >
O Kardian traz 13 dispositivos avançados de assistência ao motorista (ADAS), entre eles: controle de velocidade adaptativo (ACC), alerta de colisão frontal (FCW), frenagem automática de emergência (AEB), alerta de distância segura (DW), alerta de ponto cego (BSW), câmera multiview, controlador de velocidade e limitador de velocidade. >
Também é equipado com seis airbags: dois frontais (condutor e passageiro), dois laterais e dois do tipo cortina. Na frente, a estrutura da carroceria é reforçada para reduzir o impacto dos choques no caso de colisão frontal ou lateral. Na segurança ativa, destaque ainda para o controle eletrônico de estabilidade (ESP) que entra em ação quando detecta que o veículo não está seguindo a trajetória detectada pelas manobras do condutor na direção. >
Evolution turbo TCe câmbio EDC– R$ 112.790>
Principais equipamentos de série:
Techno turbo TCe câmbio EDC – R$ 122.990 >
Todos os equipamentos da versão evolution mais:
Première edition turbo TCe câmbio EDC – R$ 132.790 >
Todos os equipamentos da versão techno mais:
Com informações da Renault>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta