> >
Novo Peugeot 208 deve ser lançado no Brasil neste segundo semestre

Novo Peugeot 208 deve ser lançado no Brasil neste segundo semestre

O modelo foi lançado na Europa no ano passado e consagrou diversos prêmios, inclusive o “Car of the Year”

Publicado em 3 de agosto de 2020 às 10:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O modelo conta com um evoluído sistema de infoentretenimento dotado de botões de atalho tipo teclas de piano sensíveis ao toque
O modelo conta com um evoluído sistema de infoentretenimento dotado de botões de atalho tipo teclas de piano sensíveis ao toque. (António Pereira/Absolute Motors/Portugal )

A apresentação do novo Peugeot 208 no Brasil estava prevista para maio. Por causa da quarentena imposta pela pandemia, o lançamento deve ser só neste segundo semestre. Na Europa, o carro foi lançado no ano passado e arrebatou diversos prêmios, inclusive o “Car of the Year”.

A versão “top” do novo 208 deve marcar a estreia brasileira do motor 1.2 turbo com injeção direta. Essa configuração estilosa e esportiva deixa claro que a marca do leão criou a nova geração do 208 para posicionar-se no topo de um dos segmentos mais importantes do mercado europeu e brasileiro.

O novo 208 começa a seduzir pela aparência externa. Com muita agressividade e ousadia, as formas vanguardistas são explicitamente Peugeot, mas sem que o 208 se assemelhe excessivamente a qualquer outro modelo da marca.

O novo 208, nessa configuração GT Line, é um dos produtos mais esportivos na sua classe
O novo 208, nessa configuração GT Line, é um dos produtos mais esportivos na sua classe. (António Pereira/Absolute Motors/Portugal )

No ambiente interno, a esportividade também impera, mais ainda na versão GT Line. O sistema de infoentretenimento tem tela de 7 polegadas (em opção de 10 polegadas) e é dotado de botões de atalho tipo teclas de piano sensíveis ao toque. O evoluído painel de instrumentos é totalmente digital e configurável, com múltiplos mostradores.

A versão 1.2 PureTech 100 Auto GT Line traz airbags frontais, laterais e de cortina, controle eletrônico de estabilidade, sistema de frenagem automática de emergência com alerta de colisão frontal, entre outros equipamentos corriqueiros em um hatch “top”.

Por dentro

Tudo é muito elegante na versão GT Line do 208. O acabamento tem aspecto bem requintado e de qualidade. Destaque para os bancos com costuras contrastantes verdes e para o volante em couro.

O acabamento interno tem aspecto bem requintado e de qualidade
O acabamento interno tem aspecto bem requintado e de qualidade. (António Pereira/Absolute Motors/Portugal)

Porém, se a habitabilidade dianteira é correta, atrás o espaço é somente aceitável e para não mais do que dois adultos. Do mesmo modo, a capacidade do porta-malas (311 litros) se alinha por baixo com a média do segmento.

Sob o capô da versão 1.2 PureTech 100 Auto GT Line está abrigada uma das grandes atrações do novo 208: o motor 1.2 Pure Tech. Trata-se de um tricilíndrico com injeção direta de combustível, turbocompressor e intercooler, que pode ter configurações de até 130 cavalos – no modelo avaliado, a potência fica limitada a 100 cavalos, para se posicionar em uma faixa tributária europeia mais favorável.

Nessa configuração, combinado a um câmbio automático de 8 velocidades, os 100 cavalos são atingidos em 5.500 giros e os 20,9 kgfm já a partir de 1.750 rpm. Pelas informações da Peugeot, essa versão faz de zero a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 188 km/h, com média de consumo combinado cidade/estrada de 17,2 km/l de gasolina.

Assim, por ser uma versão equipada e com estilo caprichado, a GT Line não é barata. Na Europa, sai por 24.370 euros (equivale a R$ 136 mil).

Para o Brasil, é provável que o 208 venha inicialmente com o motor 1.6 aspirado, que rende 115 cavalos com gasolina e 118 cavalos com etanol, com torque de 16,1 kgfm com ambos os combustíveis.

Este vídeo pode te interessar

Muito ágil, reativo e obediente, o novo 208, nessa configuração GT Line, é um dos produtos mais esportivos na sua classe. Na versão GT Line flex que deve vir ao Brasil, com potência de cerca de 130 cv, será um verdadeiro foguete.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais