> >
Levar álcool em gel no carro é perigoso?

Levar álcool em gel no carro é perigoso?

O produto se tornou um grande aliado no combate ao novo coronavírus

Publicado em 9 de julho de 2020 às 14:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O álcool 70% se tornou um grande aliado no combate ao novo coronavírus
O álcool em gel 70% se tornou um grande aliado no combate ao novo coronavírus. (Freepik)

O álcool em gel 70% é um dos ajudantes no combate ao coronavírus. Usado como forma de limpeza caso não haja água e sabão por perto, o produto pode ser encontrado em diversos tamanhos no mercado para estar sempre disponível para o uso. Mas, assim como o álcool líquido, ele é inflamável e há risco de incêndio. Porém é possível usar e armazenar de maneira segura.

Raigna Vasconcelos, farmacêutica da farmácia de manipulação Alquimia, explica que o álcool em gel não entra em combustão sozinho, só com a luz do sol, por exemplo. No entanto, se tiver alguma faísca, pode sim acontecer.  Ainda de acordo com Raigna, é preciso ter atenção. Segundo a especialista, não há problemas em deixar o recipiente na porta do carro ou em bolso atrás dos bancos do motorista e do carona. 

O gerente de serviços da CVC Veículos, Antônio Norberto, alerta sobre o risco de deixar o produto próximo em algumas partes do carro. “Se ele vazar e entrar em contato com um componente elétrico há risco de incêndio”, explica.

O melhor a se fazer, de acordo com o gerente de serviços da Tai Motors, Rogério Lopes Monteiro, é evitar de manter o produto dentro do veículo. 

Aspas de citação

Não há um consenso sobre a proibição. Mas é um produto inflamável, então deve ser evitado

Rogério Lopes Monteiro
Gerente de serviços da Tai Motors
Aspas de citação

Na oficina

Na CVC Veículos, concessionária em que Antônio Norberto trabalha, o álcool é usado pra limpar as maçanetas, volante, freio de mão e o câmbio de marcha assim que o veículo chega. Em seguida, uma proteção é usada nos estofados e nas outras peças já limpas.

Já na Tai Motors, Rogério Lopes Monteiro explica que o álcool ajuda na higienização, mas a concessionária tem usado o peróxido de hidrogênio, comum em hospitais e clínicas odontológicas. Além disso, eles têm feito a limpeza do filtro do ar-condicionado junto com a limpeza interna do veículo para garantir a esterilização completa do carro e a segurança do cliente.

Em casa

Para a limpeza do carro em casa, Antônio Norberto recomenda o uso do álcool em gel 70%, mas com uma pequena orientação. “Pode usar, mas não nas partes emborrachadas.”

Este vídeo pode te interessar

No caso de armazenamento do álcool em gel, a farmacêutica Raigna Vasconcelos instrui que não deixe o produto próximo de fogões e tomadas. "Apesar de não evaporar da mesma forma que o álcool líquido, e, por isso, não “atrair” o fogo, o álcool gel é inflamável", pondera a especialista.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais