Publicado em 30 de dezembro de 2019 às 17:21
Para quem gosta de pilotar sobre duas rodas, vale ter atenção à dosagem do uso de embreagem, acelerador e freios durante os percursos. Algumas medidas no dia a dia, se aplicadas com frequência, podem reduzir os prejuízos com a manutenção dos equipamentos. Segundo especialistas, o conhecimento prévio da motocicleta ajuda a evitar contratempos. >
É o caso dos pneus murchos, que geram riscos para a estabilidade e a frenagem. Além do desgaste prematuro da embreagem, podem interferir no aumento do consumo de combustível.>
Por causa da ausência da calibragem, os pneus ficam com caroços nas laterais. Com isso, há chances de escorregarem facilmente nas curvas e nas manobras, explica Pedro Américo, consultor técnico da concessionária Vitória Harley-Davidson.>
Em relação ao sistema de suspensão, a dica é apostar na regulagem dos amortecedores, que varia de acordo com o peso do motociclista. É fundamental olhar a especificação indicada no manual. Se os motociclistas fizerem longas viagens, ou carregarem alguém na garupa, torna-se necessário alterar a regulagem do peso, já que sobrecarregam a moto, indica Pedro Américo. Ele explica que se não for alterado, por causa do cansaço do amortecedor, a pilotagem fica comprometida. Ao passar nos buracos ou nas lombadas, dá para sentir o atrito mais seco. >
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Essa apuração depende da periodicidade de circulação com o veículo automotor. Se a moto for muito rodada, é bom fazer a checagem diariamente, no turno da manhã. Se estiver nova, vale olhar a cada dois ou três dias, aponta Jânio de Paula.>
Segundo ele, também é indispensável verificar se o consumo de óleo está equilibrado.>
A recomendação é que a troca de óleo seja feita conforme indica o manual da fabricante. A frequência da substituição e a quantidade ideal a ser colocada no motor podem variar, pois cada modelo tem características próprias, ressalta Jânio de Paula, gerente-geral da Honda Moto Vena, em Vitória. >
Se a moto estiver parada e surgir manchas no chão, a recomendação é descobrir a causa. Os respingos podem indicar que há vazamento no motor, na caixa de marcha ou na área da suspensão. Nesses casos, vale examinar a posição da mancha em relação à motocicleta (na frente, atrás ou no meio). Se a pessoa detectar que não é do óleo lubrificante da correia de transmissão, é melhor procurar uma oficina ou uma concessionária, acrescenta o representante da Honda Moto Vena. >
Cuidado com a embreagem
Coloque no manete da embreagem a folga de uma polegada. Se ela estiver enforcada, haverá desgaste prematuro.
Cuidado com a embreagem 2
No dia a dia, é importante soltar a embreagem sem dar tranco. Vale soltar a mão de forma mais rápida quando estiver em movimento. A retirada deve ser lenta apenas na primeira partida.
Observe os sinais
A fumaça da ponteira de escape úmida pode indicar que há o consumo excessivo de óleo, carburador desregulado ou problema com o bico injetor.
Não desligue o motor
Não é legal desligar o motor na descida, pois sobrecarrega os freios da moto.
Lubrifique a moto
As correntes precisam estar sempre lubrificadas e ajustadas. Isso evita futuros prejuízos.
Ouça a moto
Os rolamentos de roda são verificados normalmente nas revisões periódicas. É bom ficar de olho nos ruídos da moto.
Cuidados ao lavar a moto
Cuidado com os jatos de água com pressão ao lavar a motocicleta. Isso pode comprometer os equipamentos eletrônicos que ficam expostos.
Calibre os pneus
Fique de olho na frequência da calibragem dos pneus, conforme indica o manual da fábrica. Isso interfere no desempenho e na estabilidade da moto.
Não deixe chegar na reserva
Evite deixar o tanque na reserva. Também verifique sempre as luzes indicativas no painel.
Escolha bem o posto de gasolina
Abasteça sempre em um posto de combustível de confiança.
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