Três filhotes de saíra-apunhalada nasceram em uma reserva natural na localidade de Limoeiro, em Castelo, cidade da região Sul do Espírito Santo. A espécie é considerada criticamente ameaçada de extinção, somando menos de 20 indivíduos vivos reconhecidos na natureza.
A descoberta e as imagens foram registradas por pesquisadores da Reserva Kaetés, que desde 2020 promovem a proteção, monitoramento e aumento populacional da espécie no local. Os três filhotes nasceram durante a atual temporada reprodutiva, que vai até março, e representam um grande passo para a manutenção da saíra-apunhalada.
"Estávamos monitorando apenas dois indivíduos naquele ponto da reserva e foi uma grata surpresa encontrarmos seis deles, inclusive um pássaro alimentando outro. O sentimento é de que o trabalho pesado valeu a pena "
Saíra-apunhalada
A saíra-apunhalada (Nemosia rourei) é uma pequena ave que vive em regiões de Mata Atlântica, cujo nome se deve à plumagem vermelha na garganta. Atualmente, o pássaro é encontrado exclusivamente no Espírito Santo.