> >
Festival de esportes de montanha agita Forno Grande, em Castelo

Festival de esportes de montanha agita Forno Grande, em Castelo

Atletas de diversas modalidades de esportes de montanha desembarcam no Espírito Santo para a competição que conta com mais de seis categorias esportivas na disputa de 2022

Publicado em 3 de agosto de 2022 às 18:36

Ícone - Tempo de Leitura 2min de leitura
Três dias de competição agitam a região de Forno Grande
Três dias de competição agitam a região de Forno Grande. (Divulgação / Assessoria)
João Barbosa
Estagiário / [email protected]

A comunidade de Forno Grande, em Castelo recebe neste fim de semana o Insanity Mountain, um festival de esportes ao ar livre que promete agitar a região de sexta-feira (05) a domingo (7). Com atletas de diversos Estados e países, mais de cinco modalidades esportivas serão disputadas pelas paisagens da região.

O Parque Estadual de Forno Grande abriga a montanha que é considerada a segunda maior do Espírito Santo e vai receber as seguintes modalidades: quilometro vertical, corrida de montanha, mountain bike, canicross (corrida com cães) e hike and fly. Além dos esportes, o evento irá contar com feira de produtos artesanais e alimentos produzidos pela comunidade capixaba.

Apelidado de 'Alpes Capixabas', Forno Grande vem atraindo atletas de diversas modalidades para a prática nas montanhas. A disputa do quilometro vertical, ou VK, consiste em subir a montanha da base ao topo no menor tempo possível, vence quem faz o percurso de 1.000 m no menor tempo possível. 

Já nas corridas de montanha, o Estado irá receber as provas que fazem parte do Circuito Brasileiro Skyrunning, a Skyultra e a Skyrace. Nessa atividade, os percursos apresentam um elevado desnível positivo, secções técnicas e inclinações acentuadas superiores a 30%.

De acordo com o organizador do evento, Ryan Rangel, o Insanity Mountain Forno Grande é o único evento do gênero no Estado que conta com certificações nacionais e internacionais. "Isso coloca o ES na rota dos principais eventos esportivos do Brasil. Este será o segundo evento realizado na comunidade de Forno Grande, além de passar nos principais pontos da região. O evento atrai a atenção do Brasil e do mundo, nessa edição temos a confirmação de atletas da Seleção Brasileira de Skyrunning, mais de nove estados brasileiros e atletas de países como Estados Unidos, França, Portugal, Itália e Japão", explica Ryan.

Disputa de mountain bike também irá movimentar a competição
Disputa de mountain bike também irá movimentar a competição. (Divulgação / Assessoria)

A competição contará com a presença do presidente da Federação Brasileira de Skyrunning, Rafael Aquino, que esteve presente na etapa realizada no Mestre Álvaro em abril e retorna ao Estado para acompanhar a edição de Forno Grande. "A presença de Rafael vem para coroar nossos esforços em colocar o ES no mapa mundial dos esportes de montanha. Nosso objetivo é trazer uma etapa do Mundial para Forno Grande", finalizou Ryan.

CORRENDO AO LADO DO MELHOR AMIGO

Na modalidade canicross, o atleta é ligado ao seu cachorro por uma guia especial para a corrida. Os equipamentos são próprios para a modalidade e garantem a segurança do animal e do atleta. Segundo a organização do evento, esta é uma modalidade relativamente nova no Estado e será apresentada ao público no sábado (6).

INSANITY MOUNTAIN FORNO GRANDE

  • Local: Comunidade Forno Grande, Castelo
    Data: Sexta-feira (5) a domingo (7)
    Horário: A partir de 9h de sexta-feira
    Mais informações: Insanity Mountain

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais