Publicado em 10 de fevereiro de 2021 às 15:22
- Atualizado há 5 anos
Uma pesquisa do IBOPE Repucom, que inaugurou o Ranking Digital de Comitês Olímpicos Nacionais, mostra que o Comitê Olímpico do Brasil (COB) é responsável por algumas das páginas preferidas dos torcedores. Entre os 30 países com o maior número de medalhas em Jogos Olímpicos de Verão nas últimas 5 edições (2000-2016), o Time Brasil ocupa a segunda colocação do ranking, com 3 milhões de inscritos nas cinco plataformas digitais analisadas na pesquisa (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok), atrás apenas dos Estados Unidos.>
- O centro de nossa estratégia passa pelo atleta, nosso maior influenciador, que humaniza a relação do COB com o fã. Além disso, a inteligência digital é fundamental. Estamos sempre atentos às tendências, o que nos leva a incorporar rapidamente e com consistência o que tem de mais quente nas nossas estratégias. Isso vale para as lives, que começamos a fazer sistematicamente mesmo antes da pandemia, e também para nossa chegada ao Tik Tok - disse Manoela Penna, diretora de comunicação e marketing do COB.>
As organizações nacionais com o maior número de inscritos são: Estados Unidos (8,5 milhões de inscritos), Brasil (3 milhões), Grã-Bretanha (2,8 milhões), Canadá (1,9 milhão) e Japão (1,2 milhão). O Brasil também fica na vice-liderança no número de seguidores no Facebook e TikTok. O Facebook domina o número de inscritos do país, com 77% do volume total de inscritos.>
- Termos sido o país-sede em 2016 foi o principal fator para o crescimento e manutenção do interesse dos brasileiros pelos Jogos Olímpicos. Hoje, 72% dos internautas brasileiros com 18 anos ou mais se declaram fãs de Olimpíadas, um salto de 30% em relação a 2016. Após mais de quatro anos da Rio 2016, estamos nos lugares mais altos do pódio em alcance digital, um legado valioso e que oferece um enorme potencial para os patrocinadores na promoção e associação de suas marcas aos valores mais nobres do esporte mundial - analisou Arthur Bernardo, diretor executivo do IBOPE Repucom.>
>
Em valores absolutos, as 30 entidades com maior volume de medalhas nas últimas cinco edições dos Jogos Olímpicos de verão possuem juntos 22,7 milhões de inscritos nas 5 plataformas digitais analisadas (Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e TikTok). O Facebook concentra o maior volume, com 56% de participação no acumulado total de inscrições, seguido por Twitter (23%), Instagram (12%), TikTok (7%) e YouTube (2%).>
Facebook e Instagram lideram na quantidade de contas, com 90% de presença entre os 30 países analisados. O TikTok é a plataforma com o menor número de contas, adotado por apenas 7 organizações até o momento. Vale destacar que Comitês Olímpicos de três países (China, Cuba e Etiópia) não possuem conta em nenhuma destas plataformas.>
Os Estados Unidos lideram o ranking representando 38% de participação no volume total de seguidores. Os 8,5 milhões de inscritos são quase três vezes o total de seguidores do COB, segundo colocado no ranking global. Os EUA liderarem em todas as plataformas digitais, com destaque para seu perfil no TikTok, cujo volume de seguidores supera o próprio perfil dos Jogos Olímpicos.>
A Grã-Bretanha, que sediou os jogos de 2012, aparece na terceira colocação do ranking com 2,8 milhões de inscritos em suas plataformas, o que sugere que (assim como o Brasil), o alto interesse também seja legado dos Jogos na última década. Destaca-se o Twitter do “Team GB”, vice-líder na plataforma atrás apenas dos Estados Unidos.>
O Canadá figura na quarta posição, com valor próximo à marca de 2 milhões de inscritos, expressivo em relação à proporção de sua população total (37,6 milhões de habitantes em 2019). Se destaca o perfil oficial no Instagram do “Team Canada”, segundo maior na plataforma, atrás apenas dos EUA. O país é o único do TOP 5 que ainda não criou sua conta no TikTok. >
O Japão, sede dos Jogos Olímpicos deste ano, fecha o TOP 5 com 1,6 milhão de inscritos em suas plataformas, com destaques para a página no Facebook que representa 57% de participação em seu volume total e seu perfil no Twitter, terceiro maior entre os Comitês analisados.>
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta