Publicado em 20 de outubro de 2025 às 19:33
A sala de estar é um local importante da casa para relaxar, receber visitas e passar bons momentos. Por isso, vale apostar em detalhes que deixem o espaço bonito, confortável e com o estilo do morador. Pequenas mudanças já fazem diferença: uma cor nova, uma planta no canto certo ou a luz ideal podem transformar o ambiente. >
Confira, a seguir cinco elementos para deixar a decoração da sala de estar maravilhosa:>
Paleta de cores
Um dos pontos mais importantes na decoração da sala de estar é a escolha da paleta de cores . Afinal, o uso correto das tonalidades pode realçar as características do ambiente. Todavia, não há uma regra específica para o uso das tonalidades. Contudo, a arquiteta Ingrid Souza recomenda trabalhar com o contraste de cor. “Quando as cores estão mais fortes nas paredes, utilizamos tons mais neutros nas mobílias e nos itens decorativos. Quando as cores estão mais neutras nas paredes, podemos utilizar tons mais fortes para pontuar a decoração”, indica.
Iluminação
Outro aspecto importante da decoração é a iluminação . Para garantir um ambiente de acolhimento e conforto, uma boa dica é apostar em luzes com tons mais amarelados. “Esse tipo de luz remete ao final da tarde, quando o sol está se pondo. Ela traz uma sensação de finalização do dia e nos prepara para dormir”, explica o arquiteto Glaucio Gonçalves. Além disso, também é necessário decidir qual iluminação será utilizada, como indireta, direta ou difusa. A designer de interiores Monica Pajewski orienta optar por luzes indiretas, como luminárias, abajures e spots embutidos. Desse modo, é possível criar vários cenários de iluminação no espaço.
Objetos decorativos
Além disso, também é necessário decidir qual iluminação será utilizada, como indireta, direta ou difusa. A designer de interiores Monica Pajewski orienta optar por luzes indiretas, como luminárias, abajures e spots embutidos. Desse modo, é possível criar vários cenários de iluminação no espaço.
Plantas
As plantas também são muito bem-vindas na decoração da sala. No entanto, é importante saber quais espécies inserir no espaço. Segundo a arquiteta Juliana Silva, para ambientes que não recebem tanta luz solar, as plantas pendentes, como jiboias e peperômias, são as mais indicadas. Por outro lado, se a sala de estar recebe bastante iluminação natural, a recomendação é utilizar espécies que se adaptam ao sol, como cactos, begônias e espadas-de-são-jorge.
Texturas e materiais
As texturas têm papel fundamental na criação de uma sala de estar aconchegante e visualmente interessante. Combinar diferentes materiais — como madeira, linho, algodão, veludo e fibras naturais — ajuda a equilibrar conforto e estilo, além de transmitir sensação de acolhimento. Variar nas texturas entre tapetes, almofadas, mantas e estofados é uma forma simples de dar profundidade à decoração. A dica é misturar superfícies lisas com outras mais rústicas , criando contraste e tornando o ambiente mais convidativo e sofisticado.
Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rápido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem.
Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta