> >
De olho no pós-pandemia, investidores apostam em lojas de rua

De olho no pós-pandemia, investidores apostam em lojas de rua

Ao mesmo tempo em que reduziu a procura por espaços comerciais, crise deixou preço dos imóveis mais atrativos para quem deseja investir nesse ramo

Publicado em 19 de agosto de 2021 às 12:55

Ícone - Tempo de Leitura min de leitura
Loja de rua
Lojas pequenas, com área até 60m², são as mais procuradas, principalmente pela facilidade de locação. (Freepik/Divulgação)

Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, a pandemia do novo coronavírus aqueceu o mercado de imóveis residenciais. Por outro lado, imóveis comerciais precisaram ficar fechados. Mas, ao contrário do que se pensa, eles continuam sendo boas opções de investimento para quem deseja rentabilizar no futuro, com destaque para as lojas de rua, que estão no alvo dos investidores.

Segundo o diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) Charles Bitencourt, lojas pequenas, com área variando de 30m² a 60m², são as mais procuradas, principalmente pela facilidade de locação. Por outro lado, espaços maiores, com 300m², por exemplo, por exigirem mais investimento, trazem um retorno maior a longo prazo, já que a locação é sempre por um período de tempo mais amplo.

Aspas de citação

O preço das salas comerciais está cerca de 20% mais baixo do que antes da pandemia. Esse imóvel sempre foi uma opção para locação, mas o cenário mudou, com as pessoas trabalhando em casa

José Luiz Kfuri
Consultor imobiliário
Aspas de citação

“O importante é que a pessoa avalie, na hora de investir, até onde ela pode correr o risco e o quanto possui para aplicar num imóvel. É importante, principalmente no caso de um imóvel comercial, buscar a assessoria de um profissional do mercado imobiliário, que irá indicar as melhores opções de investimento”, observa Bitencourt.

Quanto às salas comerciais, Bitencourt ainda afirma que, mesmo durante a pandemia, há demanda por esse tipo de locação. Portanto, é necessário que o investidor avalie quais as regiões mais propensas a ter esse tipo de busca. “As empresas estão se alinhando e o segmento de salas comerciais começou a se movimentar novamente”, aponta.

Na avaliação do consultor imobiliário José Luiz Kfuri, as salas comerciais são uma boa alternativa para quem quer aproveitar os valores mais baixos. “O preço das salas comerciais está cerca de 20% mais baixo do que antes da pandemia. Historicamente, esse imóvel sempre foi uma boa opção para locação, mas o cenário mudou, com as pessoas trabalhando em casa”, observa.

O FUTURO

Apesar do cenário ainda estar mais devagar para quem deseja adquirir um imóvel comercial, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Paulo Baraona, afirma que, embora seja cedo para tirar conclusões concretas sobre o futuro do mercado para esse tipo de imóvel, os empreendimentos em construção não serão interrompidos, mesmo com as mudanças de gestão empresarial.

Ele explica que algumas alterações de comportamento, como o home office e maior adesão ao e-commerce, já eram aguardadas e foram apenas adiantadas com a pandemia. Porém, a necessidade de espaço físico para trabalhar sempre vai existir, afirma Baraona. “Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, ainda terão consultórios, isso é impossível substituir. Por isso, salas comerciais ainda têm seu lugar no mercado.”

Aspas de citação

Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, ainda terão consultórios, isso é impossível substituir. Por isso, salas comerciais ainda têm seu lugar no mercado

Paulo Baraona
Presidente do Sinduscon-ES
Aspas de citação

Outro aspecto é a interação do contato humano entre as equipes que deve ser mantida em muitas atividades, como pontua a diretora da Empar, Camila Menezes. Com muitas empresas adotando o home office para seus funcionários, em um momento ou outro as equipes ainda vão voltar a se reunir fisicamente.

“Mesmo trabalhando de casa, muitas empresas estão sentindo a necessidade de interação, de ter suas equipes integradas, trabalhando juntas de forma presencial e em um ambiente propício para isso. Então, acredito, sim, em uma retomada forte do mercado de imóveis comerciais pós-pandemia”, avalia.

CONFIRA ALGUNS EMPREENDIMENTOS

Este vídeo pode te interessar

  • Impacto/Gran Reserva

    01

    Gran Reserva

    Características: empreendimento residencial com 6 lojas comerciais no térreo. Área privativa comercial entre 45m² e 76m². Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: Impacto Engenharia.

  • Impacto/Rowena UP

    02

    Rowena Up

    Características: empreendimento residencial com 8 lojas comerciais no térreo. Área privativa comercial entre 32m² e 53m². Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: Impacto Engenharia.

  • ICA Construtora/Arpoador Residence

    03

    Arpoador Residence

    Características: empreendimento residencial com 13 lojas no térreo. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: ICA Construtora.

  • Épura/Bella Vitta

    04

    Bella Vitta

    Características: empreendimento com 4 torres residenciais e um mall com lojas e salas comerciais com acessos independentes. Localização: Morada de Santa Fé, Cariacica. Realização: Construtora Épura.

  • iUrban/Ed iU01

    05

    iU.01

    Características: empreendimento residencial com 7 lojas no térreo. Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: iUrban.

  • Apex Imobi/Premium Office

    06

    Premium Office

    Características: empreendimento comercial, com 2 torres, totalizando 152 salas com área a partir de 32,65m² e 18 lojas no térreo de até 551m². Estacionamento rotativo com 209 vagas para carros e 26 vagas para motos e 26 vagas para bicicleta. Localização: Jardim da Penha, Vitória. Realização: Apex Imobi.

  • CG Engenharia/Contemporâneo Residence

    07

    Contemporâneo Residence

    Características: empreendimento residencial com 2 torres e mall com lojas. Loja de 89m² com pé direito duplo. Proximidade com condomínio de casas. Localização: Parque Residencial Laranjeiras, Serra. Realização: CG Engenharia.

  • Ilha de Key West Residence - Kemp

    08

    Ilha de Key West Residence

    Características: empreendimento residencial com 8 lojas no térreo, voltadas para a rua. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: Kemp Engenharia.

  • Kemp/Ilha das Antilhas

    09

    Ilhas das Antilhas

    Características: edifício residencial, com 12 lojas no térreo, todas com pé-direito duplo, valorizando a fachada do empreendimento. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: Kemp Engenharia.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

Tags:

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais