ASSINE

De olho no pós-pandemia, investidores apostam em lojas de rua

Ao mesmo tempo em que reduziu a procura por espaços comerciais, crise deixou preço dos imóveis mais atrativos para quem deseja investir nesse ramo

Publicado em 19/08/2021 às 12h55
Loja de rua
Lojas pequenas, com área até 60m², são as mais procuradas, principalmente pela facilidade de locação. Crédito: Freepik/Divulgação

Com as pessoas passando mais tempo dentro de casa, a pandemia do novo coronavírus aqueceu o mercado de imóveis residenciais. Por outro lado, imóveis comerciais precisaram ficar fechados. Mas, ao contrário do que se pensa, eles continuam sendo boas opções de investimento para quem deseja rentabilizar no futuro, com destaque para as lojas de rua, que estão no alvo dos investidores.

Segundo o diretor da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) Charles Bitencourt, lojas pequenas, com área variando de 30m² a 60m², são as mais procuradas, principalmente pela facilidade de locação. Por outro lado, espaços maiores, com 300m², por exemplo, por exigirem mais investimento, trazem um retorno maior a longo prazo, já que a locação é sempre por um período de tempo mais amplo.

José Luiz Kfuri

Consultor imobiliário

"O preço das salas comerciais está cerca de 20% mais baixo do que antes da pandemia. Esse imóvel sempre foi uma opção para locação, mas o cenário mudou, com as pessoas trabalhando em casa"

“O importante é que a pessoa avalie, na hora de investir, até onde ela pode correr o risco e o quanto possui para aplicar num imóvel. É importante, principalmente no caso de um imóvel comercial, buscar a assessoria de um profissional do mercado imobiliário, que irá indicar as melhores opções de investimento”, observa Bitencourt.

Quanto às salas comerciais, Bitencourt ainda afirma que, mesmo durante a pandemia, há demanda por esse tipo de locação. Portanto, é necessário que o investidor avalie quais as regiões mais propensas a ter esse tipo de busca. “As empresas estão se alinhando e o segmento de salas comerciais começou a se movimentar novamente”, aponta.

Na avaliação do consultor imobiliário José Luiz Kfuri, as salas comerciais são uma boa alternativa para quem quer aproveitar os valores mais baixos. “O preço das salas comerciais está cerca de 20% mais baixo do que antes da pandemia. Historicamente, esse imóvel sempre foi uma boa opção para locação, mas o cenário mudou, com as pessoas trabalhando em casa”, observa.

O FUTURO

Apesar do cenário ainda estar mais devagar para quem deseja adquirir um imóvel comercial, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-ES), Paulo Baraona, afirma que, embora seja cedo para tirar conclusões concretas sobre o futuro do mercado para esse tipo de imóvel, os empreendimentos em construção não serão interrompidos, mesmo com as mudanças de gestão empresarial.

Ele explica que algumas alterações de comportamento, como o home office e maior adesão ao e-commerce, já eram aguardadas e foram apenas adiantadas com a pandemia. Porém, a necessidade de espaço físico para trabalhar sempre vai existir, afirma Baraona. “Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, ainda terão consultórios, isso é impossível substituir. Por isso, salas comerciais ainda têm seu lugar no mercado.”

Paulo Baraona

Presidente do Sinduscon-ES

"Serviços médicos e odontológicos, por exemplo, ainda terão consultórios, isso é impossível substituir. Por isso, salas comerciais ainda têm seu lugar no mercado"

Outro aspecto é a interação do contato humano entre as equipes que deve ser mantida em muitas atividades, como pontua a diretora da Empar, Camila Menezes. Com muitas empresas adotando o home office para seus funcionários, em um momento ou outro as equipes ainda vão voltar a se reunir fisicamente.

“Mesmo trabalhando de casa, muitas empresas estão sentindo a necessidade de interação, de ter suas equipes integradas, trabalhando juntas de forma presencial e em um ambiente propício para isso. Então, acredito, sim, em uma retomada forte do mercado de imóveis comerciais pós-pandemia”, avalia.

CONFIRA ALGUNS EMPREENDIMENTOS

  1. A Gazeta - v5h4vt8q8r
    01

    Gran Reserva

    Características: empreendimento residencial com 6 lojas comerciais no térreo. Área privativa comercial entre 45m² e 76m². Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: Impacto Engenharia.

  2. A Gazeta - whq4u
    02

    Rowena Up

    Características: empreendimento residencial com 8 lojas comerciais no térreo. Área privativa comercial entre 32m² e 53m². Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: Impacto Engenharia.

  3. A Gazeta - es7ameln
    03

    Arpoador Residence

    Características: empreendimento residencial com 13 lojas no térreo. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: ICA Construtora.

  4. A Gazeta - xg2eedf5i5
    04

    Bella Vitta

    Características: empreendimento com 4 torres residenciais e um mall com lojas e salas comerciais com acessos independentes. Localização: Morada de Santa Fé, Cariacica. Realização: Construtora Épura.

  5. A Gazeta - 0mz7my1xwj
    05

    iU.01

    Características: empreendimento residencial com 7 lojas no térreo. Localização: Jardim Camburi, Vitória. Realização: iUrban.

  6. A Gazeta - 2dalg5
    06

    Premium Office

    Características: empreendimento comercial, com 2 torres, totalizando 152 salas com área a partir de 32,65m² e 18 lojas no térreo de até 551m². Estacionamento rotativo com 209 vagas para carros e 26 vagas para motos e 26 vagas para bicicleta. Localização: Jardim da Penha, Vitória. Realização: Apex Imobi.

  7. A Gazeta - rftvt2wvhc
    07

    Contemporâneo Residence

    Características: empreendimento residencial com 2 torres e mall com lojas. Loja de 89m² com pé direito duplo. Proximidade com condomínio de casas. Localização: Parque Residencial Laranjeiras, Serra. Realização: CG Engenharia.

  8. A Gazeta - iplgzk4a
    08

    Ilha de Key West Residence

    Características: empreendimento residencial com 8 lojas no térreo, voltadas para a rua. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: Kemp Engenharia.

  9. A Gazeta - qnxan8d
    09

    Ilhas das Antilhas

    Características: edifício residencial, com 12 lojas no térreo, todas com pé-direito duplo, valorizando a fachada do empreendimento. Localização: Praia de Itaparica, Vila Velha. Realização: Kemp Engenharia.

A Gazeta integra o

Saiba mais
Comércio Investimento Mercado imobiliário Sinduscon Investidor Ademi

Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido possível

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

Bem-vindo

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.