> >
Como aproveitar melhor o espaço do apê

Como aproveitar melhor o espaço do apê

Apesar de metragem compactas, reformas e decoração inteligentes ajudam a dar uma sensação de amplitude aos ambientes

Publicado em 9 de março de 2020 às 10:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Apostar no conceito aberto é uma das dicas de especialistas. (divulgação)

A quantidade de metros quadrados está diminuindo. Hoje, é comum apartamentos compactos que, muitas vezes, não chegam aos 60m². Mas, alguns truques de decoração e uma reforma bem planejada podem trazer a sensação de um ambiente maior.

Buscar profissionais para elaborar projetos que aproveitem cada cantinho do lar, apostar em uma decoração funcional, com itens que tenham utilidade, em móveis planejados e no conceito aberto, integrando cômodos, são algumas das dicas de profissionais da área.

O arquiteto Flávio Zamborlini explica que é importante elaborar um projeto, com alternativas para aproveitar melhor o espaço. “A gente apresenta soluções que sejam confortáveis e funcionais para o cliente.”

A rotina de quem vai morar no apartamento é levada em consideração. Assim, o projeto pode aproveitar ao máximo tudo que o lugar tem a oferecer. Desconsiderar o fluxo interno ou decorar demais pode piorar a situação. “Até apartamentos grandes com coisas demais parecem menores”, complementa.

Para quem está disposto a enfrentar o quebra-quebra, encarando uma reforma, é preciso atenção. Nem tudo pode ser modificado, pois há paredes que são estruturais, explica o arquiteto.

O uso do mesmo padrão de piso em toda a casa também ajuda a dar sensação de amplitude. Flávio Zamborlini sugere, ainda, que o revestimento seja de cor clara. “As cores escuras devem ficar somente para detalhes”, complementa.

A arquiteta Fernanda Mendonça explica que “pesar a mão” no décor deixa o ambiente carregado. Ela sugere o equilíbrio entre os itens.

Fernanda também indica que é preciso aproveitar ao máximo a luz natural. “Contribui para a sensação de amplitude e bem-estar”, afirma.

A marcenaria é um dos pontos altos do projeto arquitetônico, para quem deseja aproveitar melhor o espaço. A arquiteta Tatiana Pradal afirma que é preciso estar atento à ergonomia, como a altura e profundidade dos móveis. 

Soluções

Este vídeo pode te interessar

  • 01

    Contrate bons profissionais

    Arquitetos e designers farão cálculos exatos e pensarão em soluções realmente eficientes e confortáveis para cada ambiente.

  • 02

    Decoração funcional

    Utilize itens de decoração que, além de lindos, também sejam úteis para a casa.

  • 03

    Aposte em móveis planejados

    Eles são pensados com exclusividade, respeitando o espaço disponível e as necessidades do cliente.

  • 04

    Seja adepto ao conceito aberto

    Integrar ambientes dá a sensação de que o local é maior. Caso não abra mão da divisão, opte por cobogós, por exemplo.

  • 05

    Iluminação natural

    Luz do sol deixa o ambiente mais claro e com a sensação de mais espaço.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais