Marcello Moraes, Abdo Filho, Rogério Salume, Paulo Ricardo Cardoso, Benício Costa e Bruno Passoni: reforma tributária em debate na Rede Gazeta. Crédito: Arthur Louzada
A regulamentação da Reforma Tributária, aprovada por meio da Lei Complementar (LC) 214/2025, e já em fase de implantação, vai mexer com os cofres capixabas. De um lado, a mudança favorece investimentos em setores estratégicos do Espírito Santo, como petróleo e gás, e abre espaço para a expansão de áreas em crescimento, como turismo e gastronomia. De outro, acende alertas ao reduzir a atratividade do Estado como polo de importação, já que a cobrança de tributos passará a ser feita no destino, o que pode impactar a movimentação portuária e empresas instaladas em busca de benefícios fiscais.
De olho nas mudanças em andamento e também as que estão por vir, a Rede Gazeta reuniu nesta quarta-feira (27), em Vitória, especialistas e autoridades para o encontro “Diálogos: reforma tributária”. O painel contou com a participação de Benício Costa, secretário de Estado da Fazenda e auditor fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado; Paulo Ricardo Cardoso, consultor do Fundo Monetário Internacional - FMI; Rogério Salume, secretário de Desenvolvimento do Estado; além do vice-governador, Ricardo Ferraço.
A conversa foi mediada pelo colunista de Economia e Negócios de A Gazeta, Abdo Filho.
A proposta do debate é oferecer aos empresários e lideranças um espaço de análise qualificada sobre as mudanças em curso no sistema tributário brasileiro e seus reflexos diretos na economia local.
“Nosso compromisso é levar informação de qualidade e contribuir para que a sociedade capixaba esteja preparada para os novos cenários. A reforma tributária vai transformar a forma como empresas e governos se relacionam com os tributos, e entendemos que cabe à Rede Gazeta abrir esse espaço de diálogo para apoiar o planejamento estratégico do setor produtivo. Queremos ser referência não apenas na cobertura jornalística, mas também na promoção de debates que ajudem a construir soluções para os desafios do Estado”, destaca Marcello Moraes, diretor-geral da Rede Gazeta.
Segundo o vice-governador do Estado, Ricardo Ferraço, o "Espírito Santo está preparado pra reforma tributária. Fizemos o dever de casa".
Veja quem compareceu ao Diálogos na galeria de Arthur Louzada.
Ricardo Ferraço, Elpidio Hemerly Fiório, Bruno Passoni, Rogério Salume, Paulo Ricardo Cardoso, Antônio Marcus Machado e Luiz Claudio Allemand. Crédito: Arthur Louzada
Abdo Filho, Paulo Ricardo Barbosa e Luiz Claudio Allemand. Crédito: Arthur Louzada
Mateus Bassini, Marli Bassini, Marcello Moraes e Bruno Passoni . Crédito: Arthur Louzada
Maria Helena Vargas, Elda Bussinger, Renata Rasseli, Mariana Perini e Luciana Mattar Nemer. Crédito: Arthur Louzada
Paulo Baraona, Marcello Moraes, Bruno Passoni, Carlos André Oliveira e Ricardo Pessanha. Crédito: Arthur Louzada
Claudio Sipolatti, José Carlos Buffon Jr. e Luiz Claudio Allemand. Crédito: Arthur Louzada
Bruno Tommasi e Gustavo Knupp. Crédito: Arthur Louzada
Fernando Saliba, Abdo Filho e Carlos André Oliveira . Crédito: Arthur Louzada
Bruno Araújo, Eduardo Lindenberg e Luiz Claudio Allemand. Crédito: Arthur Louzada
Mariana Lindenberg, Queiroz e Giliard Ferreira. Crédito: Arthur Louzada
Diálogos Reforma Tributária
Este vídeo pode te interessar
Se você notou alguma informação incorreta em nosso conteúdo, clique no botão e nos avise, para que possamos corrigi-la o mais rápido o possível


